Inteligência Artificial da Nvidia recriou o Pac-Man apenas por observação. Entende

António Guimarães
1 comentário

Conhecida mundialmente pelas suas placas gráficas , de vez em quando a Nvidia envolve-se em alguns projetos diferentes. Para comemorar os 40 anos do mítico jogo de arcada Pac-Man, a empresa desenvolveu uma inteligência artificial com uma certa habilidade.

Através da aprendizagem, a Inteligência Artificial conseguiu recriar o jogo do Pac-Man, após observar o jogo a ser jogado múltiplas vezes. A I.A. da Nvidia não utilizou nenhum código na criação do jogo, nem software para "desenhar o jogo". Foi tudo criado através da observação.

zdffdfd
Resultado final do Pac-Man recriado pela I.A. da Nvidia. Nada mau.

O resultado final não está perfeito mas é uma representação fiel do jogo. Temos os elementos familiares como os fantasmas, as bolas, o labirinto e, é claro, o Pac-Man. De acordo com a Nvidia, a Inteligência Artificial teve dificuldade em recriar o comportamento dos fantasmas.

Cada fantasma de cor diferente tem um comportamento diferente, sendo que a I.A. não conseguiu incluir essa componente na sua recriação. Adicionalmente, o jogo carece de resolução mas no geral, dadas as circunstâncias, está um trabalho impressionante.

Como é que a Inteligência Artificial recriou o Pac-Man?

A Nvidia explica que devido à falta de código ou imagens pré-feitas, a Inteligência Artificial teve que ser criativa. Apenas foram providenciados os dados visuais do jogo e os comandos. A I.A. teve de recriar o jogo frame by frame.

Apesar de tudo, a Nvidia que o jogo está fiel o suficiente para ser jogado por humanos, tanto que a empresa planeia lançá-lo online em breve. Seja como for, é impressionante que uma inteligência artificial tenha recriado um dos jogos mais famosos de todos os tempos, apenas através da observação.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.