Instagram, WhatsApp e Facebook estão (outra vez) em baixo! Ninguém consegue publicar fotos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

De tempos em tempos, as redes sociais de Mark Zuckerberg sofrem quebras, afetando milhões de utilizadores. O Instagram, o Facebook e WhatsApp estão com instabilidade nos seus serviços desde as 14 da tarde. O problema mais reportado é a falta de acesso à plataforma e o carregamento de fotografias.

Entretanto, o Facebook Messenger e até mesmo o WhatsApp parecem estar a ser afetados. O problema está a causar um efeito "bola de neve" pois todos os serviços são propriedade da mesma empresa e normalmente quando um é afetado, os outros também.

A nível geográfico, Portugal não parece ser das áreas mais afetadas em relação ao Instagram e WhatsApp, sendo que a maioria dos relatos provém do Brasil. Contudo, o Facebook em Portugal está a exibir problemas.

O que pode causar estes problemas?

O Facebook ainda não reconheceu esta situação mas é provável que eventualmente faça algum tipo de declaração no Twitter (ironicamente, a única rede social sem problemas neste momento). Quanto à causa, até agora não se sabe mas podemos olhar para incidentes prévios.

Há uns meses, houve uma falha geral semelhante, afetando mais sites que o Instagram, Facebook e WhatsApp. A falha foi causada pelo Cloudflare, uma paltaforma que distribui conteúdo de forma segura por toda a internet.

Contudo, até agora não parece que mais sites além dos do Facebook tenham sido afetados. Assim sendo, poderá ser um problema interno. Resta-nos aguardar que o problema seja resolvido para que a utilização de redes sociais volte ao normal.

Down Detector é a melhor forma de te informares

O Down Detector é um site que monitoriza problemas e informa-nos se existem sites em baixo ou com problemas de acesso. O site é bastante completo, providenciando informação sobre as horas, localização e até comentários de utilizadores, relativamente aos problemas que ocorrem.

Não deverá tardar muito até os utilizadores começarem a manifestar a sua insatisfação, provavelmente no Twitter. Seja como for, falhas acontecem e temos de lidar com elas. Afinal, as redes sociais não são um bem essencial e até faz bem "descolar" da internet durante um bocado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android: descoberto malware que consegue roubar dados de vários bancos!
  • Google Fotos vai permitir etiquetas faciais nas fotografias! Entende como
  • Ganhar dinheiro com o Facebook? A empresa vai torná-lo possível. Entende como
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.