Instagram transforma-se em loja online com novas funcionalidades!

Vitor Urbano

Desde o final do ano passado que temos ouvido falar no teste de várias funcionalidades para o Instagram, que pretendem tornar a rede social numa verdadeira loja online. Pois bem, algumas dessas funcionalidades começaram agora a ser implementadas. Apartir de agora, vais poder utilizar as tuas Stories para realizar angariação de fundos para diversas instituições e também comprar produtos diretamente a partir do Instagram.

Além disso, em breve irá ser lançada globalmente uma nova interface para as Stories, concebida para facilitar o acesso às principais funcionalidades e aumentar a produtividade dos utilizadores.

Instagram loja online

Relembro que o Instagram já se conseguiu estabelecer como uma das redes sociais mais importantes da atualidade, contando com mais de 500 milhões de utilizadores diariamente.

Suporta as tuas instituições favoritas com os novos Stickers de donativos

Esta nova adição não surge como uma grande surpresa, uma vez que já haviamos falado dela quando entrou em fase de testes. Agora, vai finalmente ser disponibilizada para todos os utilizadores. Para iniciar uma campanha de angariação de fundos, os utilizadores vão apenas precisar de utilizar o novo Sticker de donativos nas suas Stories.

Ao selecionar este novo Sticker, vai ser apresentada uma lista de várias instituições mais populares atualmente. No entanto, se a instituição que te interessa não está presente, vais também ter à disposição uma barra de pesquisa onde vais poder encontrar muitas outras.

Instagram donativos

O Instagram revelou ainda que uma vez feito o donativo (através de um swipe para cima), o total do montante selecionado pelo utilizador será doado para a instituição escolhida. Ou seja, a rede social não irá cobrar qualquer tipo de taxa sobre os donativos.

Faz compras diretamente a partir das publicações dos 'Influencers'

Esta é mais uma das funcionalidades que já se encontrava em fase de testes e será finalmente implementada. No entanto, isso irá acontecer de forma faseada.

A partir de agora, será possível realizar compras diretamente a partir das publicações de diversos 'Influencers'. Através de um simples clique num item que esteja marcado na foto publicada, o utilizador é redirecionado imediatamente para a página de checkout dentro da própria rede social.

Instagram compras

Nesta fase inicial, esta funcionalidade estará limitada não só ao número de 'Influencers', mas também a um limitado número de marcas. Para já, vais poder comprar produtos diretamente a partir das publicações de Kim Kardashian, Kylie Jenner, Kris Jenner, Chiara Ferragni, Camila Coelho, Katie Sturino, Elle, GQ, HypeBeast e Refinery29.

No que respeita às marcas disponíveis, estão ainda limitados à Nike, Adidas, Burberry, Prada, Michael Kors, Mac, Kyle Comsetics, H&M e Zara. Certamente que num futuro próximo serão adicionadas muito mais marcas a esta já interessante lista.

As Stories do Instagram vão receber uma nova interface muito em breve

Por fim, o Instagram revelou que muito em breve será lançada uma nova interface para a funcionalidade mais popular da rede social, as Stories.

Nesta nova interface, as Stories ficaram dividias em 3 abas distintas: 'Live', 'Camera' e 'Create'. Na primeira opção, assim como o próprio nome sugere, é onde os utilizadores se deveram dirigir caso pretendam iniciar um novo livestream para os seus seguidores.

Instagram Stories

A aba 'Camera' é onde estarão aglomeradas todas as atuais funcionalidades mais populares das Stories, incluindo o Boomerang, Superzoom, Focus e Rewind. Ou seja, quando quiseres tirar uma fotografia para publicares nas tuas Stories, é esta a aba que vais querer abrir.

Em último lugar está a nova secção 'Create', que é onde os utilizadores poderão criar publicações que não envolvam fotografias. Terão acesso a ferramentas de texto, questionários e autocolantes para fazerem transmitir as suas mensagens.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.