Instagram tem nova função perfeita para Influencers Digitais

Rui Bacelar
Comentar

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo e também uma das mais rápida a introduzir novas funções na sua plataforma. Prova disso é a chegada, já em vigor, de uma funcionalidade similar À implementada por Elon Musk no Twitter.

Em causa está a função Notas que permitirá aos utilizadores afixar (Marcar) no seu perfil / Bio uma publicação de texto. Tal como temos agora, para os assinantes do Twitter Blue, a possibilidade de publicar mensagens com até 4 000 carateres por cada tweet.

Função Notas é o novo recurso a chegar à rede social Instagram

Instagram rede social

Sem perder tempo, a rede social do grupo Meta já implementou uma função similar que permitirá afixar notas, mensagens e quiçá listas com ligações para afiliados e caminhos de compra. Algo que poderá ser do interesse dos influenciadores digitais e não só.

As Notas, nome da nova função, permitirá também aos utilizadores enviar mensagens de texto através do Instagram. Aliás, uma das funções mais pedidas pelos utilizadores nos últimos tempos, como forma de substituir as mensagens diretas ou DM's na plataforma.

Mensagens de texto no Instagram, tal como no Facebook Messenger

Instagram Notas

O funcionamento desta opção é simples. Tal como no Facebook Messenger, também no Instagram teremos uma função de chat relativamente simples. Para além disso, com estas Notas poderemos criar publicações rápidas a figurar nas Stories como novo tipo de publicação, mas de momento terão um limite de 60 carateres e suporte para emojis.

Não obstante, este é o início de uma maior convergência entre as funções do Facebook e Facebook Messenger, nomeadamente a opção de Chat. Um novo recurso que traz mais opções de comunicação e publicação à plataforma, mais uma vez à semelhança do que é gradualmente aplicado no Twitter.

Mensagens de Status, ou Status com texto para as Instagram Stories

Tell them what’s really on your mind 💬Share your thoughts with Notes — and see what your friends are up to 👀 pic.twitter.com/6mbSz0UGPx

— Instagram (@instagram) 13 de dezembro de 2022

A novidade "nasce" como uma possibilidade de publicar uma mensagem de texto como Status para o Instagram. Algo que soará familiar aos utilizadores do WhatsApp uma vez que também nessa plataforma do grupo Meta têm a hipótese de publicar mensagens de Status.

Para além disso, o Instagram anunciou ainda o teste de novas funções para as Stories como, por exemplo, os Grupos de Perfis e Candid Stories, ou histórias descontraídas. Mais ainda, temos também o formato das colaborações ou Collaborative Collections.

Este último tipo de Stories será ideal para captar momentos em direto, sem preocupações de maior, para captar as expressões naturais dos utilizadores e ligarem-se aos seus seguidores.

Por fim, aguardamos agora pela disponibilização geral não só das novas Notas, como também dos formatos supracitados para esta rede social.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt