Instagram passa a esconder likes em Portugal

Bruno Coelho
Comentar

O teste já estava a ser feito em alguns países, e agora passa a ser global. Os likes (gostos) passam a estar escondidos para alguns utilizadores no Instagram, e a medida já está ativa em Portugal.

Caso estejas abrangido pelo teste, vais deixar de ver o número total de likes e visualizações de fotografias e vídeos publicados no Feed do Instagram. No entanto, continuas a ter acesso aos teus likes, se clicares na publicação.

Starting today, we’re expanding our test of private like counts globally. If you’re in the test, you’ll no longer see the total number of likes and views on photos and videos posted to Feed unless they’re your own. pic.twitter.com/DztSH0xiq2

— Instagram (@instagram) 14 de novembro de 2019

Objetivo é colocar o foco no conteúdo

Como podes ver na publicação acima, os utilizadores que fazem parte do teste estão a receber uma mensagem. “Nós queremos que os teus seguidores se foquem no que partilhas, e não em quantos likes as tuas publicações têm. Durante este teste, só vais poder ver o número total de likes nas tuas publicações”.

Esta mensagem pode não te aparecer inicialmente. No meu caso, já não estou a ver os likes dos outros utilizadores, e ainda não recebi a mensagem. A mudança parece ser completamente aleatória e automática.

Influencers podem contestar a medida

Este tipo de contagens são importantes para quem faz do Instagram um negócio. É por isso que a rede social promete criar formas de os criadores comunicarem valores com os seus parceiros.

Este tipo de medida vai certamente diminuir a “pressão” de alguns utilizadores com os números. No final do dia, é uma boa medida para quem leva os gostos e as visualizações demasiado a sério.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.