Instagram passa a esconder likes em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O teste já estava a ser feito em alguns países, e agora passa a ser global. Os likes (gostos) passam a estar escondidos para alguns utilizadores no Instagram, e a medida já está ativa em Portugal.

Caso estejas abrangido pelo teste, vais deixar de ver o número total de likes e visualizações de fotografias e vídeos publicados no Feed do Instagram. No entanto, continuas a ter acesso aos teus likes, se clicares na publicação.

Objetivo é colocar o foco no conteúdo

Como podes ver na publicação acima, os utilizadores que fazem parte do teste estão a receber uma mensagem. “Nós queremos que os teus seguidores se foquem no que partilhas, e não em quantos likes as tuas publicações têm. Durante este teste, só vais poder ver o número total de likes nas tuas publicações”.

Esta mensagem pode não te aparecer inicialmente. No meu caso, já não estou a ver os likes dos outros utilizadores, e ainda não recebi a mensagem. A mudança parece ser completamente aleatória e automática.

Influencers podem contestar a medida

Este tipo de contagens são importantes para quem faz do Instagram um negócio. É por isso que a rede social promete criar formas de os criadores comunicarem valores com os seus parceiros.

Este tipo de medida vai certamente diminuir a “pressão” de alguns utilizadores com os números. No final do dia, é uma boa medida para quem leva os gostos e as visualizações demasiado a sério.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook Pay: pagamentos através do Messenger, WhatsApp e Instagram estão a caminho!
  • Instagram vai banir imagens relacionadas com suicídio e automutilação
  • Instagram remove filtros cosméticos de cirurgia plástica
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.