Instagram Live Rooms: a nova função para diretos com até 4 pessoas

Rui Bacelar
Comentar

O Instagram deu hoje a saber que passará a suportar transmissões em direto com até quatro participantes por sala. A nova funcionalidade Instagram Live Rooms está em distribuição, chegando aos utilizadores Android e iOS nos próximos dias.

Após um período de testes na Índia, Indonésia e outros mercados asiáticos, o Instagram dobra assim o número de participantes permitidos em cada "Live". Trata-se de uma distribuição gradual e faseada para ambas as plataformas móveis.

Chegaram os Instagram Live Rooms

Instagram Live Rooms

Até ao momento os diretos no Instagram suportavam duas pessoas. Este género foi popularizado em Portugal com rubricas como a "Como é que o Bicho Mexe?, cunhada por Bruno Nogueira e seguindo a tipologia de entrevista em direto, com duas pessoas.

Em cada stream esta janela de oportunidade estava limitada a um convidado. Com a nova implementação - apelidada de Live Rooms - o Instagram deixar-nos-á criar grupos de transmissão em direto com quatro intervenientes, dobrando a capacidade anterior.

A rede social espera assim atrair novas hipóteses de criação de conteúdo em diferentes formatos, trazendo mais pessoas para cada sala em direto. É um novo espaço com várias oportunidades criativas, seja para relaxar ou divulgar algo mais sério.

Até quatro pessoas em cada direto no Instagram

Instagram Live Rooms

As novidades foram dadas a conhecer através do blog oficial do Instagram, citando a rede social a crise da COVID-19 como um dos fatores que motivaram a criação dos Live Rooms. "(...) mais oportunidades de criação, seja de um talk show, sessão cooperativa com outros artistas, salas de perguntas e respostas, tutoriais com os seguidores, ou simplesmente para descontrair com amigos".

Para os criadores de conteúdo, os Live Rooms preveem mecanismos de rentabilização para que os utilizadores possam ganhar dinheiro com a nova função.

Na prática, o Instagram permitirá comprar crachás e prendas virtuais para os seus criadores de conteúdo favoritos, sendo uma das formas de expressar o seu apreço. Ora, terá o Instagram solucionado o problema da Clubhouse no que toca à rentabilização?

Há opções de rentabilização para os criadores de conteúdo no Instagram

Live Rooms has entered that chat 👀 Today we’re rolling out a way for you + three other people to go Live together and do your thing 🗣🤩 💥https://t.co/PiTilGv2Ag pic.twitter.com/l2OKvCBJh4

— Instagram (@instagram) 1 de março de 2021

Mais ainda, os utilizadores poderão usar funções interativas como as opções de compra a angariação de fundos em direto. Além destas opções, a Instagram deu a saber que está a trabalhar em novos controlos para os moderadores e opções da áudio.

Prometendo um reforço destas capacidades a chegar nos próximos meses, os Live Rooms são um novo espaço de convívio. Chegam em pleno pico de popularidade da rede social Clubhouse, acrescentando a dimensão visual na implementação no Instagram.

O funcionamento dos Live Rooms é bastante sucinto. Na aplicação, ao deslizar para a aesquerda veremos a opção "Direto". Aí temos que definir um título para a live, tocando em seguida no ícone "Rooms" e, logo após adicionar os convidados, ou procurar um amigo em particular. No final, basta clicar em Iniciar.

Os Live Rooms do Instagram estão a ser distribuídos globalmente.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.