O Instagram deu hoje a saber que passará a suportar transmissões em direto com até quatro participantes por sala. A nova funcionalidade Instagram Live Rooms está em distribuição, chegando aos utilizadores Android e iOS nos próximos dias.
Após um período de testes na Índia, Indonésia e outros mercados asiáticos, o Instagram dobra assim o número de participantes permitidos em cada "Live". Trata-se de uma distribuição gradual e faseada para ambas as plataformas móveis.
Chegaram os Instagram Live Rooms
Até ao momento os diretos no Instagram suportavam duas pessoas. Este género foi popularizado em Portugal com rubricas como a "Como é que o Bicho Mexe?, cunhada por Bruno Nogueira e seguindo a tipologia de entrevista em direto, com duas pessoas.
Em cada stream esta janela de oportunidade estava limitada a um convidado. Com a nova implementação - apelidada de Live Rooms - o Instagram deixar-nos-á criar grupos de transmissão em direto com quatro intervenientes, dobrando a capacidade anterior.
A rede social espera assim atrair novas hipóteses de criação de conteúdo em diferentes formatos, trazendo mais pessoas para cada sala em direto. É um novo espaço com várias oportunidades criativas, seja para relaxar ou divulgar algo mais sério.
Até quatro pessoas em cada direto no Instagram
As novidades foram dadas a conhecer através do blog oficial do Instagram, citando a rede social a crise da COVID-19 como um dos fatores que motivaram a criação dos Live Rooms. "(...) mais oportunidades de criação, seja de um talk show, sessão cooperativa com outros artistas, salas de perguntas e respostas, tutoriais com os seguidores, ou simplesmente para descontrair com amigos".
Para os criadores de conteúdo, os Live Rooms preveem mecanismos de rentabilização para que os utilizadores possam ganhar dinheiro com a nova função.
Na prática, o Instagram permitirá comprar crachás e prendas virtuais para os seus criadores de conteúdo favoritos, sendo uma das formas de expressar o seu apreço. Ora, terá o Instagram solucionado o problema da Clubhouse no que toca à rentabilização?
Há opções de rentabilização para os criadores de conteúdo no Instagram
Mais ainda, os utilizadores poderão usar funções interativas como as opções de compra a angariação de fundos em direto. Além destas opções, a Instagram deu a saber que está a trabalhar em novos controlos para os moderadores e opções da áudio.
Prometendo um reforço destas capacidades a chegar nos próximos meses, os Live Rooms são um novo espaço de convívio. Chegam em pleno pico de popularidade da rede social Clubhouse, acrescentando a dimensão visual na implementação no Instagram.
O funcionamento dos Live Rooms é bastante sucinto. Na aplicação, ao deslizar para a aesquerda veremos a opção "Direto". Aí temos que definir um título para a live, tocando em seguida no ícone "Rooms" e, logo após adicionar os convidados, ou procurar um amigo em particular. No final, basta clicar em Iniciar.
Os Live Rooms do Instagram estão a ser distribuídos globalmente.
Editores 4gnews recomendam:
- POCO F3 será a versão global do Xiaomi Redmi K40: especificações já são conhecidas
- Oppo Find X3 Pro: todos os rumores e informações dos smartphones Android
- 13 jogos para Android grátis por tempo limitado na Play Store