Instagram e Facebook em baixo? Falhas no serviço das redes sociais afetou Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os utilizadores do Instagram e Facebook por todo o globo sentiram dificuldades no aceso a ambas as redes sociais e respetivas funcionalidades. A problemática foi sentida sobretudo na plataforma Instagram nesta manhã de quinta-feira (2), aponta o observatório Downdetector.

Em Portugal o pico de falhas - máximo de queixas registadas na plataforma Downdetector - foi registado às 12:33 da manhã. Em particular os erros concentraram-se na aplicação móvel para dispositivos Android e iOS, com menor incidência no Webiste.

Instagram apresenta falhas no serviço em Portugal

Mais concretamente, desde as 10:57 (hora de Lisboa) que as queixas se começaram a registar na plataforma dedicada ao registo e monitorização das falhas em plataformas e websites. À data de redação deste artigo há mais de 1281 queixas registadas.

Em simultâneo, ainda que em menor escala, também a plataforma Facebook foi alvo de queixas. Os utilizadores apontam falhas sobretudo no website, no acesso através do computador e respetivo browser à rede social, com alguns problemas no login.

A rede social de Mark Zuckerberg registou um pico de queixas às 12:20 (hora de Lisboa), com a problemática a resolver-se, aparentemente, deste então, uma vez que já se regista uma menor incidência de queixas através do Downdetector.

O Facebook também tremeu, mas em menor escala nesta quinta-feira (2)

Os problemas no acesso ao serviço estão agora aparentemente resolvidos no Facebook, estando também a diminuir na esfera do Instagram. No entanto, não sabemos, de momento, o que terá causado este breve apagão na Europa e em particular em Portugal.

Mais recentemente a falha no serviço é apontada em regiões como o Brasil, México, entre outras nações da América do Sul. Também aqui se apontam sobretudo falhas no acesso ao Instagram, com menor incidência no Facebook.

Recordamos que a última falha significativa nas plataformas de Mark Zuckergerg teve lugar em março, tal como demos a conhecer na 4gnews. Desta feita, contudo, os problemas foram solucionados de forma mais expedita, causando menos frustrações.

As queixas no acesso ao Instagram já povoam o Twitter #instagramdown

Entretanto, são cada vez mais os utilizadores a apontar a falha no acesso ao Instagram através da rede social Twitter. Prova disso é a popularidade da hashtag #instagramdown nas tendências ou trends em Portugal.

À data de redação deste artigo não há informações divulgadas pelo grupo Facebook alusivas às causas deste "apagão" mundial. O mesmo se aplica às páginas do Instagram na plataforma Twitter, bem como aos respetivos websites e páginas de apoio.

De qualquer modo, também sentiram algum problema ou falha no acesso ao Instagram e/ou Facebook?

Editores 4gnews recomendam:

  • 7 produtos Xiaomi em promoção na campanha PCDIGA Back to School
  • 5 smartphones e tablets Samsung em promoção na campanha PCDIGA Back to School
  • Android 12: lista (prévia) dos smartphones Samsung com direito à One UI 4
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.