Instagram: Deixar de mostrar os Likes é uma solução saudável para a sociedade

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

E se deixasses de saber quantos likes é que determinada fotografia tinha no Instagram? Pois bem, tal pode vir a ser possível no futuro. De acordo com a engenheira Jane Wong, que utilizou engenharia reversa para analisar o código da aplicação do Instagram, pode vir a ser possível no futuro.

De acordo com as sua análise o Instagram está a trabalhar numa versão da aplicação em que não mostra aos utilizadores quantos likes é que as fotografias têm.

Uma opinião pessoal nos Likes do Instagram

O Instagram é uma das minhas aplicações preferidas, contudo, tenho de admitir que aos poucos tenho gostado cada vez menos desta plataforma e da ideologia que a rodeia. Certamente porque não sou amante de likes. Certamente porque não acredito que isso define quem tu és. Ou porque acredito que os Likes não deviam guiar as nossas tendências e paixões.

A verdade é que vemos cada vez mais os jovens obcecados pelos Likes e comentários. A sociedade não deveria olhar desta forma para a vida. Acredito plenamente que o mundo seria bem mais feliz se partilhássemos o nosso conteúdo sem a "pressão" de ter pessoas a gostar daquilo que fazemos.

Já vivi sobre a pressão dos números e não é bom para ninguém. Estar constantemente à procura de novas tendências e ideias de chegar a novas pessoas não é saudável. Por isso é que nos últimos tempos mudamos um pouco o Instagram da 4gnews. Temos publicado mais fotografias daquilo que gostamos (fotografia) e publicado histórias de notícias que acreditamos que os nossos seguidores também gostarão. Já agora, fica livre de seguires o Instagram da 4gnews se considerares que adiciona valor à tua vida.

Como poderá ser o futuro do Instagram

O utilizador que publicou a fotografia continuará com a informação, porém, no mostrador do feed não indicará aos outros utilizadores se aquela fotografia é ou não "popular".

De acordo com um executivo do Instagram, a empresa está "constantemente a trabalhar para explorar maneiras de reduzir a pressão dos utilizadores".

Escusado será dizer que os Likes são importantes para muitos utilizadores da aplicação. Os likes fazem dos influencers mais populares. Os Likes tem vindo a determinar o que é socialmente aceite. Infelizmente esta é a realidade em que vivemos. Os likes, partilhas e comentários são cada vez mais importantes para a nova geração.

Dessa forma, esta nova medida pode abrandar um pouco esta ideologia. Contudo, não me parece que tal se venha a tornar realidade. Pelo menos para já. Quantos "influencers" é que abandonariam a plataforma se deixassem de mostrar o quão "influentes" eles são?

Editores 4gnews recomendam:

  • AnTuTu Benchmark tem um novo rei e ficarás surpreendido com o smartphone
  • Xiaomi MIUI 10 trará uma calculadora flutuante
  • CEO do Facebook pode ser responsabilizado por fugas de dados
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.