Inédito! Sensor LiDAR do iPhone 14 Pro usado para criar prótese 3D para Cães

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnologia permite-nos evoluir como sociedade e fazer coisas que há poucos anos seriam quase impensáveis, mais próximas da ficção científica do que da prática médica. Um desses avanços incríveis é a criação de próteses para animais de companhia com o auxílio do sensor LiDAR dos Apple iPhone 14 Pro.

A história é real e foi partilhada recentemente pela própria gigante de Cupertino no seu canal oficial de YouTube. Tal como podemos ficar a conhecer pelo vídeo publicado, em seguida, intitulado "Os invencíveis", temos a história do cachorro Trip e a odisseia da sua vida.

Scan de corpo inteiro efetuado pelo sensor LiDAR dos iPhone 14 Pro

Apple iPhone 14 Pro
Excerto do vídeo da Apple que acompanha a história de "Trip".

O vídeo guia-nos pela história do cão, bem como das suas patologias e condições físicas. Além disso, mostra-nos como foi usado um iPhone 14 Pro, tirando partido do seu sensor LiDAR para fazer um scan completo do corpo do cachorro. Em seguida, a prótese foi criada recorrendo a impressoras 3D.

Tal como nos conta a narração, para criar uma prótese foi utilizada a câmara do iPhone 14 Pro. Esta incorpora o sensor de leitura LiDAR, capaz de fazer um scan completo dos corpos com uma precisão de grau cirúrgico. Para tal, usa uma combinação entre este sensor LiDAR e a câmara TrueDepth para criar um mapeamento virtual extremamente preciso do corpo.

Os veterinários puderam assim criar uma leitura 3D, com um modelo completo e preciso do cachorro "Trip". Em seguida, deram início aos trabalhos de conceção da prótese necessária para melhorar a qualidade de vida e locomoção do cão em questão.

Por fim, este mesmo elemento prostético seria impresso recorrendo a impressoras 3D, tal como podemos observar pelo vídeo da Apple.

Mais que um smartphone, o iPhone da Apple é uma ferramenta multifacetada

O vídeo da Apple conta também com a narração da sua dona, Lydia, que conheceu o cachorro quando este tinha apenas 4 meses. Infelizmente, Trip nasceu com uma deformidade na sua pata dianteira esquerda que o impedia de deslocar-se normalmente.

A eutanásia chegou a ser considerada face ao futuro que aguardava o jovem cachorro face ao problema que enfrentava. Felizmente, a sua dona rejeitou a ideia, optando por amputar o membro atrofiado e assim evitar também que o mal se pudesse alastrar.

Mais recentemente, quando Trip chegou à idade adulta, a sua dona consultou a empresa 3Dpetsprosthetic, entidade privada dedicada ao fabrico de próteses para animais. O resto? Basta ver o vídeo e tirar por si as conclusões proporcionadas pela tecnologia.

Apple iPhone 14 Pro📲: Trip’s StoryThis is a video by Apple with a great example of where LiDAR should be used.Trip's prosthesis was made by 3DPets, a small business that creates custom pet prosthetics using the LiDAR Scanner and TrueDepth camera on the iPhone 14 Pro.$AAPLpic.twitter.com/ZRSGymlTCp

— TESLAbot (@TSLA_2030) 24 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.