Impressionante! Ator usa Deepfake para imitar celebridades em vídeo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Deepfake pode ser usado para o bem e para o mal. Esta é uma tecnologia controversa que, com recurso a inteligência artificial e learning machine permite substituir caras de maneira bastante convincente.

É nesse sentido que o ator americano Jim Meskimen se associou ao “artista de deepfake” Sham00k para um vídeo simplesmente impressionante, e ao mesmo tempo assustador.

Ao mesmo tempo que vês o ator a fazer as vozes, a “magia” do deepfake vai-lhe colocando 20 caras de celebridades, entre as quais Robert de Niro, Nicholas Cage, Bryan Cranston, Colin Firth ou John Malkovich.

Este vídeo deixa-nos claramente a impressão de que Jim Meskimen é um belíssimo imitador de vozes, mas que o software do deepfake é também tremendamente convincente.

Vídeo exigiu 250 horas de trabalho e 300 mil imagens

A tecnologia já se mostra bastante capaz na hora de esconder a “linha” entre o que é real e o que não é. Para teres noção do trabalho que dá um vídeo deste género, Sham00k fala em mais de 250 horas de trabalho.

Estamos a falar de 1200 horas de gravação, 300 mil imagens e cerca de 1 terabyte de informação, segundo o Engadget. Em baixo podes também ver um vídeo partilhado pelo criador, onde mostra algumas das técnicas usadas nesta tecnologia.

Editores 4gnews recomendam:

  • 96% dos vídeos 'Deepfake' são pornografia, revela empresa de segurança
  • Nova aplicação Deepfake cria "nudes" em segundos e está a gerar polémica
  • Zao: a app que faz deepfakes impressionantes em apenas 8 segundos (vídeo)
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.