iFixit abre os novos Apple MacBook Pro 2021 e encontra uma boa surpresa [vídeo]

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O evento Apple Unleashed de 18 de outubro deu a conhecer a nova geração de computadores portáteis Apple de última geração com os novos processadores M1 Pro, bem como o M1 Max. Componentes que, como ficaríamos a saber, integrariam os novos Apple MacBook Pro para 2021, com 14 polegadas e 16 polegadas.

Os novos computadores portáteis da linha Pro recuperam alguns dos traços mais apreciados pelos utilizadores. Elementos como, por exemplo, a porta MagSafe, bem como o leitor de cartões de memória, além da entrada HDMI.

Agora, contudo, podemos ver o seu interior graças ao processo de desmontagem documentado pela equipa da iFixit.

A iFixit já desmontou os novos computadores Apple MacBook Pro 2021

Apple MacBook Pro 2021 iFixit
O interior dos novos computadores Apple MacBook Pro 2021. Crédito: iFixit

Esta entidade norte-americana especializa-se na eleboração de guias e material necessário para as mais variadas reparações de dispositivos eletrónicos.

Além disso, dá-nos também uma visita, passo a passo, pelo interior dos novos computadores Apple MacBook Pro 2021, avaliando também a facilidade / possibilidade de reparação.

Tal como tem sido hábito, todo o processo é cuidadosamente documentado para que, posteriormente, técnicos de reparação e / ou outras partes interessadas possam replicar o procedimento.

Desse modo, ficamos a saber se é possível substituir ou reparar os principais componentes destes computadores para trabalho. Felizmente, temos boas notícias.

Os novos portáteis Apple são relativamente fáceis de reparar

O processo de reparação encontrou uma bateria de 99,6 Wh (11,45 V, 8693 mAh) no MacBook Pro (2021) de 16 polegadas. Já, por outro lado, o modelo de 14 polegadas está equipado com uma bateria menor, de 69,6 Wh (11,47 V, 6068 mAh). Em ambos os casos, estas baterias conseguirão garantir uma autonomia superior ao modelo M1 lançado no ano passado.

A maior surpresa, contudo, foi a facilidade encontrada na remoção destas baterias. Isto deve-se à implementação dos adesivos de fácil remoção que vêm simplificar um possível processo de substituição das baterias em ambos os portáteis. Com efeito, podemos ver em vídeo o quão fácil será remover a maioria destas seis células energéticas em ambos os computadores.

Apple MacBook Pro 2021
A abertura e desmontagem dos computadores foi detalhada pela publicação iFixit.

A iFixit destaca também como positiva a modularidade de diversos componentes. Mais concretamente, as várias portas que assistem agora os novos computadores da Apple, com a exceção da porta HDMI e o leitor de cartões de memória SD. Estes últimos estão soldados / integrados na placa mãe, a Logic Board.

Ambos os novos portáteis já estão disponíveis para compra em Portugal. Os preços começam nos 2 349 € para o modelo base de 14 polegadas e nos 2 849 € para o modelo MacBook Pro de 16 polegadas.

Por fim, mais em jeito de curiosidade, a iFixit também "desmontou" o novo pano de limpeza da Apple. A publicação pode ser vista por qualquer interessado, detalhando as fibras do "papel higiénico de Tim Cook".

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.