Google Fotos recebe novidade mais pedida pelos utilizadores Android e iOS

Rui Bacelar
Comentar

A aplicação Google Fotos para Android e iOS prepara-se para receber outro dos trunfos mais pedidos pelos utilizadores através dos canais de suporte oficiais. Com efeito, aquela que é uma das apps mais completas para guardar e organizar as nossas memórias, terá, muito em breve, outro controlo bem útil.

Ainda que o Google Fotos já não seja a alternativa ilimitada grátis a que estávamos habituados, continua a ser um dos melhores locais para guardar fotografias e vídeos online. Há, com efeito, muitas razões para usar este serviço, apesar de todas estas alternativas, para diferentes necessidades e orçamentos.

"Mais como esta" é o próximo botão de controlo a chegar ao Google Fotos

Google Fotos
O novo botão de controlo está disponível na versão beta do serviço Google Fotos.

Para o utilizador este novo botão será particularmente útil. Na prática, ao folhear e ver uma fotografia ou vídeo, caso pretenda, ser-lhe-ão apresentadas mais fotografias e vídeos similares ao que vemos. Tudo, é claro, de modo automático através da app.

As novidades foram detetadas primeiramente pelo canal russo de notícias relacionadas com a Google. Aí, na plataforma Telegram, vimos primeiramente esta implementação que, na secção de mais informações da imagem, providenciará um novo controlo.

Sucintamente, bastará tocar no supracitado botão "Mais como esta", ou "mais similares", para vermos conteúdo similar. A "magia" será operada pelos algoritmos do serviço Google Fotos com o intuito de detetar, agrupar e apresentar imagens / vídeos parecidos.

Forma simples de encontrar conteúdo similar na app Google Fotos

Google Fotos app Android iOS
Será uma nova forma de encontrar conteúdo similar na app Google Fotos.

Importa frisar que o novo botão virá substituir o "Adicionar ao álbum", ocupando a sua posição atual. Terá, portanto, um papel central ao ajudar o utilizador a navegar e tirar partido das apps para Android e iOS deste serviço de armazenamento da Google.

Esta nova implementação, primeiramente noticiada no canal supracitado, já foi confirmada por vários utilizadores. Tal como podem aferir nos comentários feitos à publicação em questão, já é distribuída esta nova versão das apps do Google Fotos.

Será uma adenda útil às aplicações para ambas as plataformas, já em fase de testes. Aliás, podemos ver a implementação nas imagens que ilustram este artigo, para saberem o que esperar nos próximos dias / semanas com a próxima atualização.

Função em breve disponível nas aplicações para Android e iOS

Google Fotos
Exemplo da implementação da nova função para conteúdo similar no Google Fotos.

Será, apenas, mais uma ferramenta baseada na inteligência artificial com os algoritmos da Google a fazer todo o trabalho. Assim, ainda que não seja propriamente algo revolucionário, nem inédito no seio da Google, trará vantagens reais para o utilizador.

A sua distribuição será feita de modo gradual e faseado para ambas as plataformas Android e iOS. No entanto, está já disponível na versão 5.64.0.405502726 para dispositivos Android. Entretanto, podem descarregar o ficheiro APK para equipamentos Android.

Por fim, contamos também com a chegada em primeiro lugar desta nova função e respetivo botão aos utilizadores de smartphones Google Pixel.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.