IFA Berlim 2023: o que esperar do maior evento tecnológico europeu

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Amanhã vai arrancar o maior evento tecnológico europeu. A IFA 2023 está de portas abertas ao público de 1 a 5 de setembro, em Berlim, na Alemanha. A 4gnews vai marcar presença no evento com a cobertura do jornalista Bruno Coelho.

São muitas as marcas presentes e este ano a feira traz boas novidades consigo. Antes de as portas abrirem, damos-te uma antevisão do que podes esperar ver este ano neste evento tecnológico único.

1. Mais de 2 mil expositores com as maiores marcas de tecnologia

Amanhã, 1 de setembro, a IFA Berlim 2023 abre as portas ao público. O maior evento tecnológico europeu regressa em força, depois de dois anos com alguns constrangimentos e limitações causadas pela pandemia Covid-19.

Este ano, o evento vai contar com mais de dois mil expositores, entre os quais algumas das marcas tecnológicas mais relevantes do mercado, vindos de 49 países diferentes. Prolonga-se até ao próximo dia 5 de setembro e espera receber mais de 180 mil visitantes.

2. Anúncios importantes são esperados e a 4gnews está no terreno

Algumas marcas vão aproveitar as luzes dos holofotes de Berlim para apresentar as suas novidades. Uma das principais será a Honor com o lançamento do seu smartphone dobrável Magic V2. Esta apresentação será acompanhada no local, pelo Bruno Coelho, jornalista do 4gnews, que te dará todos os pormenores sobre o tão esperado modelo.

A Samsung também promete trazer novidades, mais especificamente a sua aplicação SmartThings que vai permitir que os utilizadores controlem as suas casas, a partir de qualquer lugar.

A Sony pode escolher o palco de Berlim para mostrar o novo smartphone Xperia 5 V e a LG deverá apresentar novidades focadas na tecnologia sustentável, mas que ainda estão no segredo dos deuses.

3. IFA Gaming Area vai mostrar o futuro dos videojogos

Este ano, um dos locais que promete concentrar um elevado número de visitantes é a IFA Gaming Area. Aqui é possível conhecer os jogadores mais conhecidos da indústria de videojogos e ver e experimentar as novidades expostas.

Diz a organização que esta área será uma plataforma para mostrar aplicações futuras que passam, sobretudo, pelos desenvolvimentos na tecnologia de Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

Sábado, dia 2 de setembro, neste mesmo espaço irá decorrer a IFA Gaming Night. Esta palestra vai juntar vários nomes conhecidos da indústria que vão debater o “estado de arte” atual dos videojogos.

Está igualmente previsto que, durante este evento, seja apresentado o título Synched da marca Tencent Level Infinite, além de várias produtoras independentes estarem também presentes com os seus títulos mais relevantes – Dexai Art UG, CACTUS, Axon Flux, Beat Slayer da Byte Rockers, e The Fallen da Vision Keeper Studio, entre outros.

4. Grande foco para as áreas de Smart Home

Outra das áreas a merecer atenção será a House of Smart Living que vai contar com uma casa inteligente de sete divisões que irá mostrar como pode ser a rotina diária de uma família naquele espaço.

A eficiência energética é um dos principais focos deste lar. A energia gerada pelos painéis solares é gerida por um sistema inteligente que programa automaticamente algumas das tarefas diárias – como, por exemplo, ativar a máquina de lavar louça.

Já a casa de banho está equipada com acessórios que vão memorizar a temperatura da água do banho dos moradores, aquecendo a água apenas quando é realmente necessário. Por sua vez, na cozinha está um assistente baseado em Inteligência Artificial que vai ajudar a preparar todas as refeições.

5. IFA mostra, pela primeira vez, a Aldeia de Sustentabilidade

Este ano, pela primeira vez na história deste evento, a IFA vai apresentar a sua Aldeia de Sustentabilidade. Esta será uma área de exposição dedicada à inovação verde, além de um programa de conferências que vai partilhar as melhores práticas de sustentabilidade na indústria. É nesta aldeia que vai estar também a casa inteligente falada no ponto anterior.

A Miele, um dos parceiros da organização da IFA deste ano, vai mostrar uma instalação interativa chamada “Just Use Eco House” para ajudar o público a compreender como o uso consciente de eletrodomésticos pode ter um impacto enorme no consumo de água e energia.

De 1 a 4 de setembro, este espaços vai também ser o palco de várias conferências, no qual líderes da indústria de tecnologia vão discutir temas estratégicos, como crescimento económico verde, lixo eletrónico, economia circular, entre outros.

6. Mais de 400 startups esperadas na IFA Next

Este espaço da IFA será totalmente dedicado à inovação e vai contar com a participação de mais de 400 startups. Será apresentado um programa dedicado ao ecossistema global de startups que inclui conferências sobre as últimas tendências do setor, sessões exclusivas de networking e sessões com mentores.

Garante a organização do evento que este espaço vai “gerar novas oportunidades”, uma vez que as startups “são a força vital de qualquer economia e são responsáveis por tantas tecnologias, sem as quais não poderíamos viver hoje”.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt