As 3 melhores apps para identificar carros pela matrícula

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A partir do smartphone é possível identificar um veículo pela matrícula recorrendo a aplicações para dispositivos móveis Android e iOS, entre outras formas online de identificar carros pela matrícula que aqui damos a conhecer.

Seja para satisfazer a curiosidade ao passar por um carro desconhecido e querer saber qual é a marca do automóvel, ou para saber as características pela matrícula da viatura e até se tem seguro! Estas são as melhores formas de o fazer em Portugal.

1. Qual veículo é - para Android

A app "Qual veículo é" está disponível gratuitamente para Android. É uma app simples que cumpre bem o propósito, popular entre

Infelizmente a aplicação não está disponível para dispositivos iOS à data de redação deste artigo. Alternativamente, para iPhone temos a app "Qual Carro", disponível na App Store com funções similares, permitindo consultar veículos pela matrícula.

  1. Instalar a aplicação Qual veículo é
  2. Selecionar o país pretendido, por exemplo, Portugal
  3. Utilizar a aplicação para rastrear matrículas
Qual veículo é
Configuração da aplicação Que carro é - para Android.

Em seguida, para utilizar a aplicação, basta inserir o número da matrícula a verificar e pressionar o botão "Que carro é esse?", com os resultados a serem apresentados quase de imediato. Note-se que a app, para funcionar, requer ligação à Internet.

A pesquisa de matrículas permite descobrir os modelos de carros

A informação é apresentada de forma simples através de um cartão de texto, tal como ilustramos abaixo. No entanto, a aplicação oferece a possibilidade de consultar mais informações sobre a viatura em questão.

Para identificar carros pela matrícula com esta app para Android, podemos inserir manualmente os dados, registando a matrícula no campo indicado, utilizando uma imagem da galeria, ou captando uma fotografia da mesma.

Que carro é
Aspetos funcionais da app que permite identificar carros pela matrícula.

Os resultados apresentados dizem ao utilizador qual é o modelo do carro em questão, além de este ter acesso a mais informações sobre a motorização, transmissão, dimensões, desempenho e outras características a partir da matrícula da viatura.

Importa, contudo, referir que esta app não revela nenhuma informação pessoal ou sensível, não sendo possível descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula. Permite, tão-somente, saber mais sobre o modelo de carro.

2. Tem Seguro? - para Android e iOS

Aplicação tem seguro
Configuração incial da app Tem seguro?

A aplicação "Tem Seguro?" da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) deixa o utilizador saber se um automóvel está segurado através dos dados da matrícula. Para tal, basta ter a app instalada no dispositivo móvel.

A pesquisa de matrículas pode ser feita manualmente, ao registar os dados na app, mediante uma imagem na galeria do smartphone, ou apontando a câmara à viatura. Em seguida, os resultados são apresentados de forma clara e simples.

  1. Instalar a aplicação Tem Seguro?
  2. Escolher o método para registar a matrícula
  3. Utilizar a aplicação para saber se o veículo tem seguro
Aplicação tem seguro
Aspetos funcionais da app que permite identificar carros pela matrícula.

A verificação de matrícula pode ser feita por três métodos. (1) Inserindo manualmente os dados da matrícula, (2) através da câmara do smartphone, captando uma fotografia. (3) submetendo uma imagem a partir da galeria do dispositivo móvel.

Ficamos a saber se um carro tem seguro através da matrícula

A aplicação informa o utilizador sobre a existência e validade do seguro automóvel, bem como o número da apólice, a entidade seguradora (empresa) e, por fim, as datas de início e fim do seguro. Os dados têm um grande índice de fiabilidade.

Alternativamente pode aceder ao site da ASF, inserir a data e dados da matrícula do veículo a consultar, sabendo em seguida se o automóvel tem seguro e qual é a empresa seguradora associada.

3. Carros raros - para Android

Aplicação Carros raros
Exemplo prático da app que permite saber características pela matricula.

A aplicação "Carros Raros" (na Aptoide), da autoria do programador português David Magalhães, é uma ferramenta indispensável para os entusiastas do mundo automóvel. É uma plataforma colaborativa com várias informações de diferentes modelos.

Introduzindo a matrícula, o utilizador tem acesso a vários dados do veículo em questão, tal como o modelo, ano, versão do mesmo e outras fotografias após a aprovação do dono. A app apresenta ainda o número de unidades em Portugal.

A plataforma é utilizada sobretudo pelos donos de carros clássicos, ou viaturas raras, bem como pelo público. Os primeiros podem disponibilizar informações, imagens e detalhes dos seus automóveis para os restantes utilizadores.

Em síntese, a aplicação permite consultar veículos por matrícula, além de verificar matrículas estrangeiras para encontrar carros raros pela matrícula.

É possível identificar o proprietário do veículo pela matrícula

Em Portugal, através do Portal do Cidadão, é possível obter informações através do Registo Automóvel. Será aqui necessário pagar uma taxa de 5 € para descobrir o proprietário atual, algo útil, por exemplo, para identificar um carro roubado.

Também podemos ter acesso ao histórico de proprietários e saber quem foram os donos do automóvel, mediante uma taxa de 7 €.

Este portal é útil nos casos de acidente e fuga, em que também deverá reportar o caso às autoridades competentes, fornecendo todos os dados. Nesse caso, seja a GNR ou a PSP, além de conseguirem identificar o veículo pela matrícula, também poderão descobrir o proprietário e agir consoante a situação.

Outra das instâncias em que tal pode ser útil é no processo de compra de carro usado. Neste caso, indicamos a plataforma online do Instituto dos Registos e Notariado em que também é possível descobrir o proprietário do veículo pela matrícula.

Por fim, podemos também fazer uma pesquisa de matrículas canceladas através da base de dados do IMT. Outra possibilidade para identificar carros pela matrícula online é o Portal Matrículas.pt, de uso gratuito.

3 dicas ao rastrear matrículas com o smartphone

1. Enquadrar bem a matrícula do carro. Com especial cuidado para alinhar bem horizontalmente a matrícula na imagem, enquadrando-a na área indicada no ecrã do smartphone para cada aplicação.

2. Não captar a foto de lado, ou de cima. Evitando captar as imagens de um lado, ou outro, nem mesmo de cima, ou de baixo. Ângulos acentuados, ou rotações, dificultarão o reconhecimento das matrículas, distorcendo as suas proporções.

3. Capta uma Imagem focada. Evitando a captação de imagens desfocadas, tocando no ecrã do smartphone para garantir que o ponto de foco reside na matrícula do carro, aumentaremos as chances de sucesso ao verificar a matrícula.

Recomendamos a boa-fé na utilização desta aplicação de pesquisa por matrícula, além do respeito pela propriedade alheia. Alertamos ainda para a possibilidade de as informações estarem incompletas, ou erradas.

Guias úteis para circular em Portugal:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.