Huawei processa Xiaomi por uso indevido de patentes

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei é uma das tecnológicas com maior acervo de patentes e propriedade intelectual registada e devidamente patenteada. Sobretudo em áreas como as redes móveis, da tecnologia 4G LTE ao atual 5G, entre outros campos e áreas da indústria.

Dito isto, a fabricante chinesa encontra-se agora na defesa das suas patentes junto dos tribunais locais. A acusação dirige-se em particular à Xiaomi que terá empregue, sem obter o devido licenciamento das patentes, várias tecnologias associadas ao 4G LTE.

Huawei lança mão de processo judicial contra a Xiaomi

Huawei Yu Chengdong,
Yu Chengdong, atual CEO da Huawei.

O caso encontra-se a decorrer na China, junto das respetivas e competentes instâncias judiciais. Recordamos que é também nessa nação que ambas as tecnológicas estão sediadas, pelo que será também aí que se encontra o tribunal competente para resolver o caso.

A iniciativa partiu da Huawei que, na pessoa do seu CEO, Yu Chengdong, afirma que cada vez mais empresas tiram proveito da propriedade intelectual da sua empresa. A mais recente visada, e agora processada, foi a Xiaomi que estará a violar patentes relacionadas com a tecnologia de redes 4G.

Conforme a Huawei, a Xiaomi não licenciou devidamente estas tecnologias, já empregues em vários produtos da empresa de Lei Jun disponíveis no mercado. Por outras palavras, a Xiaomi estará a lucrar com algo que pertence à Huawei, ou pelo menos foi por está patenteado e, assim, legalmente protegido.

Huawei intensifica combate ao uso indevido das suas patentes

Huawei Xiaomi

A notícia foi primeiramente avançada pela publicação ITHome, dando conta da posição mais agressiva nesta campo. O objetivo? Obter as compensações financeiras que a Huawei considera devidas pelo uso, alegado, das suas patentes pelas concorrentes.

Por outro lado, a Xiaomi contesta as alegações ao afirmar que todas as patentes descritas no processo se encontram "em cima a mesa" para um acordo de licenciamento.

Porém, o acordo ainda não terá sido firmado por ambas as partes. Aliás, e ao mesmo tempo, não existirá ainda uma data prevista para o término das negociações entre ambas as empresas.

O provável desfecho deste conflito de interesses será um acordo sobre o uso e licenciamento das patentes. Para a Huawei, esta pode ser uma nova forma de conseguir reforçar os seus cofres uma vez que é a detentora, legal, de inúmeras patentes.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.