O Huawei Mate XT é o smartphone de que todos falam. É o primeiro smartphone tridobrável a ter lançamento comercial, mas até agora foi apenas lançado na China. Como as ambições da Huawei continuam em alta, parece que o smartphone terá mesmo direito a lançamento global.
Segundo o que avança o Android Authority, o Huawei Mate XT terá direito a lançamento global no primeiro trimestre de 2025. O que significa que este será o primeiro smartphone com estas características a ser lançado a nível global.
A espera ainda será longa, e é bom teres em conta que o Mate XT será lançado globalmente com as condicionantes que conheces de outros smartphones da Huawei. Ou seja, não chegará de fábrica com serviços da Google.
Preço global não será 'meigo'
Uma coisa é certa: a Huawei não será meiga no preço global do Mate XT. Para se ter em conta, o smartphone começa nos 19999 iuanes na China. Ou seja, qualquer coisa como 2540 € para a variante de 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.
A julgar pelo tipo de produto que é e pelos custos que a Huawei terá a trazê-lo para um mercado como Portugal, é provável que os interessados tenham de desembolsar pelo menos 3000 € na sua compra. Isto sendo o mais otimista possível.
O que traz de especial este Mate XT? Quando fechado, é um smartphone regular com 6,4 polegadas. Contudo, o facto de dobrar em três, permite que tenhas três formatos dependendo das tuas necessidades.
Ao abrires uma parte, passas a ter um painel de 7,9 polegadas. Algo semelhante aos dobráveis em formato livro que já conhecemos, como o Honor Magic V3 ou o Samsung Galaxy Z Fold6. O grande diferencial está em abrir uma terceira parte, para ficares com um painel de 10,2 polegadas.
Quando totalmente aberto, o smartphone fica com uma impressionante espessura de apenas 3,6 mm. Quando fechado, é mais espesso que um smartphone regular: 12,8 mm. Mas é o preço para teres um potencial tablet no bolso. Veremos quanto custará nos mercados globais daqui a uns meses.