Huawei Mate 50: nova gama de smartphones pode chegar em outubro de 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Huawei continua a ter um lugar especial junto dos consumidores em Portugal, ainda que a sua posição no mercado seja já residual neste final de 2021. Há, no entanto, a possibilidade de no próximo mês de outubro ficarmos a conhecer os Huawei Mate 50.

Segundo fonte próxima da fabricante chinesa o smartphone Huawei Mate 50 está em desenvolvimento e será acompanhado de uma versão Pro, tal como nas versões anteriores. Mais ainda, a apresentação deverá ter lugar em finais de outubro no evento da marca.

Ansiosos pela próxima gama de smartphones Huawei Mate 50?

Huawei Mate 50
Imagens digitais (renders) sugerindo o aspeto geral dos Huawei Mate 50.

A Huawei continua impedida de utilizar componentes e tecnologia (hardware e software) norte-americano. Tal impedimento estrangula a sua posição no mercado desde maio de 2019, impedindo-a, por exemplo, de lançar novos smartphones 5G fora da China.

A solução da Huawei? Utilizar processadores limitados à conexão 4G LTE fora do seu mercado natal. No entanto, a fabricante também está impedida de utilizar os serviços Google, fator que a levaria a abandonar por completo o sistema Android.

Com efeito, os seus produtos usam agora o HarmonyOS, sistema próprio, bem como os Huawei Mobile Services (HMS). Algo que, infelizmente, acaba por ostracizar a maioria dos consumidores nos mercados globais, tal como em Portugal e demais Europa.

Huawei não desiste dos smartphones mesmo sem Android

Segundo a própria fabricante, atualmente a Huawei não está a competir no mercado dos smartphones, está a tentar sobreviver. E, nesse desígnio mostra-se resiliente, tendo apresentado no verão a nova gama Huawei P50, ainda não disponível na Europa.

Três meses após ter apresentado a gama de smartphones Huawei P50 a fabricante pode anunciar a sua disponibilidade na Europa durante o seu próximo evento. Aliás, nessa mesma instância pode também dar a conhecer oficialmente os Huawei Mate 50.

Recordamos que, tradicionalmente, a Huawei apresenta a gama "P" no início do ano e a gama "Mate" no último trimestre. Portanto, seria um cumprir de calendário expectável, apesar do período conturbado que a fabricante atravessa atualmente.

O evento da Huawei está marcado para o dia 21 de outubro em Viena

Huawei
Cartaz da Huawei confirmando a data e local do seu próximo evento.

Tal como demos a conhecer em ocasião anterior na 4gnews, o próximo evento da fabricante está marcado para o dia 21 de outubro de 2021. Será, primeiramente, o regresso da tecnológica às apresentações no coração da Europa, desta feita na Áustria.

Será também aí que poderemos ficar a conhecer os Huawei Mate 50, de acordo com a informação avançada por David Naranjo, um especialista da DSCC. Segundo a fonte, os novos smartphones estão planeados para o quarto e último trimestre de 2021.

Importa frisar, contudo, o clima de incerteza que paira sobre a Huawei, pelo que se torna insensato tirar conclusões prévias. O produto pode efetivamente estar a ser preparado, mas se os Huawei P50 nos mostraram algo foi que os atrasos acontecem.

De Pequim para Viena, o futuro da Huawei pode debater-se na Europa

Segundo outras fontes, mais concretamente da rede social chinesa Weibo, os Mate 50 podem efetivamente atrasar-se a chegar ao mercado, mas serão apresentados. Esta é a convicção do leaker @菊厂影业Fans nessa plataforma.

De momento não temos informações relativamente às caraterísticas técnicas dos produtos em questão, apenas a sugestão da sua apresentação no próximo mês de outubro. Entretanto, é provável que novas informações cheguem também à Internet.

Poderá a Huawei reerguer-se e Viena ser a urbe escolhida para este renascer?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.