MIUI 13: revelada a aparência da nova interface para os smartphones Xiaomi

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Enquanto a Xiaomi procede à distribuição da MUI 12.5 Enhanced Edition, a tecnológica chinesa desenvolve a próxima versão da sua interface, a MIUI 13. Uma versão da qual ainda não se conhece vários pormenores.

Um dos que, alegadamente, fica agora desfeito é a sua aparência nos smartphones da Xiaomi. Graças à partilha de alguns screenshots por Equalleaks, temos um vislumbre precoce sobre a MIUI 13.

Este é o aspeto que se espera da MIUI 13 nos smartphones compatíveis

As imagens recentemente partilhadas dão a conhecer o quesito visual da MIUI 13. Segundo o relato prestado pela fonte das imagens, estas mostram exatamente como será a nova interface da Xiaomi assim que começar a chegar aos equipamentos compatíveis.

Das imagens publicadas nota-se imediatamente uma das suas principais novidades: os novos widgets. Tal havia sido reportado anteriormente, os novos widgets beberam inspiração nos semelhantes da Apple no lançamento do iOS 14.

Com efeito, notam-se algumas semelhanças entre o vindouro software da Xiaomi e aquele que fora lançado pela Apple. Em concreto, como os novos atalhos se misturarão com os demais ícones presentes no smartphone do utilizador.

Os novos widgets apresentam várias formas de implementação, podendo ir de uma extremidade à outra do ecrã do smartphone ou posicionar-se ao lado de alguns ícones. Tudo dependerá do tamanho do atalho escolhido pelo utilizador.

Em boa verdade, as imagens partilhadas não nos revelam vários pormenores do próximo software da Xiaomi. Não temos acesso a pormenores como a barra de notificações ou aos menus de configuração do smartphone.

Vemos apenas uma ilustração do ecrã principal do smartphone com a MIUI 13 instalada. Ainda assim, é um contacto precoce que temos com a vindoura iteração da popular interface desenvolvida sobre o Android pela Xiaomi.

As novidades conhecidas da MIUI 13

Com base naquilo que já foi publicado, a introdução de novos widgets será uma das principais novidades da MIUI 13. Estes serão inspirados nos widgets lançados pela Apple no ano passado, tal como podemos ver pelas imagens acima.

Adicionalmente, fala-se na democratização da funcionalidade de memória RAM extra para todos os smartphones da Xiaomi. Esta já se encontra disponível em alguns equipamentos da marca, mas com o lançamento da MIUI 13 será visão comum no seu portefólio.

Como é hábito, os topos de gama da Xiaomi estarão na linha da frente para a receção da MIUI 13. A versão chinesa será a primeira a ser atualizada, seguindo-se os restantes mercados internacionais.

Já relativamente aos equipamentos elegíveis, todos os modelos com até 2 anos de existência deverão receber a MIUI 13. Contudo, ainda não existe uma lista oficial dos modelos compatíveis com a nova interface.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE é o novo smartphone bom bonito e 'barato'!
  • Xiaomi Mi Band 6 NFC é oficial: pagamentos contactless e Amazon Alexa no teu pulso
  • Mi Smart Projector 2 e Mesh System AX3000: as novidades Xiaomi para dentro da tua casa
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.