Huawei Mate 20 Pro supera os 300 mil pontos na AnTuTu

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Apresentados recentemente, no dia 16 de outubro de 2018, os novos topos de gama Android da 2ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis continuam a dar que falar. Agora, ficamos a saber que a pontuação do Huawei Mate 20 Pro (com 8GB de RAM), ultrapassa os 300 mil pontos na AnTuTu.

Em primeiro lugar importa frisar que esta é a versão disponível no mercado nacional - a versão standard não chegará a Portugal. Todavia, o Huawei Mate 20 Pro conta com duas variantes, com 6GB ou 8GB de memória RAM no seu interior. Por conseguinte temos também 128GB ou 256GB de armazenamento interno.

Vê ainda: Huawei P20 consegue feito incrível após queda livre do 21º andar

Em segundo lugar, a AnTuTu é uma já bem conhecida plataforma de testes sintéticos ou benchmarks. Avaliações cujas pontuações finais podem ser utilizadas como margem de comparação com os demais dispositivos Android e iOS disponíveis no mercado.

Todavia, é certo e sabido que estes mesmos resultados não são um reflexo exato do real desempenho dos terminais no dia-a-dia. Não são os pontos na AnTuTu que o tornam no mais veloz (ou mais frustrante) smartphone na vida real.

Huawei Mate 20 Pro, o novo recordista na AnTuTu?

Em terceiro lugar importa frisar que a pontuação que dá título a este artigo - resultado superior a 300 mil pontos na AnTuTu foi publicada pela própria empresa. Mais concretamente, foi a própria AnTuTu Labs que, através do seu perfil oficial no Twitter publicou estes resultados. Por conseguinte, é nossa obrigação dar a conhecer esta nova fatualidade, informando o leitor de todas as circunstâncias a ela inerentes. Em seguida podemos observar o material recentemente publicado pela empresa de testes, AnTuTu.

Como se justifica tamanha pontuação para este topo de gama Android? Bom, uma diversidade de fatores. O novo terminal da Kirin 980, algo que o coloca desde já em vantagem.

O poderio do novo Kirin 980 e a eficácia do Android Pie?

Em segundo lugar importa frisar que o Huawei Mate 20 Pro, bem como vários dos terminais da marca possuem um "Modo de Desempenho". Algo que otimiza todo o hardware do smartphone para situações exigentes como jogos ou situações de benchmark / teste.

Em terceiro lugar temos aqui a mais recente versão da interface como aqui podem consultar, alcançaram os 299 mil pontos (Xiaomi Black Shark).

O futuro da Huawei com os Kirin 980

Comprovado - ou pelo menos exemplificado - o poderio do Kirin 980 resta olhar para o que o futuro nos reserva. Por conseguinte, após o Huawei Mate 20 Pro e Mate 20, teremos o novo Honor V20. Por conseguinte, também estes dispositivos Android poderão eventualmente chegar ao topo da tabela da AnTuTu.

A verdade inconveniente das pontuações na AnTuTu

Não é um fenómeno exclusivo do Huawei Mate 20 Pro ou tampouco desta fabricante. Todavia, partir do momento em que o consumidor começou a olhar para os benchmarks como um ponto de venda. Como um fator que pode influenciar a compra do terminal, as marcas implementaram formas de "engordar" estes benchmarks.

No caso do Huawei Mate 20 Pro e vários outros terminais da marca essa artimanha chama-se "Modo Performance". Algo que na prática desativa o thermal throttling além de otimizar todos os recursos do smartphone.

Acima temos os resultados na AnTuTu v7.1.0 do Huawei Mate 20 Pro - 273 mil pontos face aos 302 mil pontos na imagem abaixo. Pois bem, podemos ver que o "Modo Performance" acaba por ter um grande impacto nesta pontuação final.

Ainda assim, comparando os cerca de 302 mil pontos obtidos pela versão com 6GB de memória RAM face aos cerca de 307 mil pontos na versão com 8GB de memória RAM vemos uma pequena diferença. Todavia, não deverá traduzir-se em diferenças notórias para o utilizador final.

Em suma, ambas as versões mostram-se extremamente competentes, destacando-se particularmente no quesito dos benchmarks. A sua performance no dia-a-dia está neste momento a ser apurada pela equipa da 4gnews.

Editores 4gnews recomendam:

Mate 20 Pro: A viagem em vídeo à sua apresentação oficial

Se tens o Mate 20 Pro tens de pensar em comprar este gadget

Huawei Honor Magic 2 afinal não vai chegar sozinho!

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.