Huawei - Kirin 970, o "coração" do Huawei Mate 10 já está a ser produzido

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Huawei Mate 10 será o próximo topo de gama chinesa e chegará em outubro. No seu interior, para além do novo processador Kirin 970 poderemos ter ainda uma IA (inteligência artificial). Até lá teremos os anúncios da 16 de outubro em Munique, Alemanha. Vamos conhecer melhor o seu potencial.

Kirin 970 será o processador do Huawei Mate 10

O mercado mobile é incapaz de abrandar o ritmo e agora que já ficamos a conhecer todos os topos de gama para a primeira metade do ano, a gigante chinesa já está a preparar o melhor dos seus dispositivos. Chama-se Mate 10 e quer conquistar um lugar de destaque, junto do iPhone 8.

Aliás, o próprio gestor de produto da Huawei afirmou que o Mate 10 iria arrasar o fontes chinesas relatarem a sua existência e, mais recentemente, o início da sua produção em massa.

Quais as configurações do Kirin 970 da Huawei?

Hoje as novidades chegam-nos de Taiwan, o país que alberga marcas como a TSMC.

Esta foi a construtora que produziu os Kirin 960 presentes em todos os dispositivos de gama alta da marca chinesa e da sua sub-marca, a Honor. Agora, as linhas de produção estarão já ocupadas com o Kirin 970 que marcará presença no Huawei Mate 10.

Este Kirin 970 da Huawei deverá manter a sua arquitectura com um CPU Cortex A73 (apesar de poder utilizar núcleos com arquitectura de Cortex A75), sendo a sua principal melhoria face à geração anterior a gráfica ou GPU. Este "motor" terá 12 núcleos, sendo portanto um deca-core.

Com este novo "motor" a Huawei quer colocar o seu Kirin 970 à altura do melhor processador da Samsung, o Exynos 8895 e o melhor da Qualcomm, o Snapdragon 835. Para tal, este Kirin 970 deverá utilizar uma litografia de 10nm, tal como os seus rivais.

Resumo das especificações do Huawei Mate 10

  • Ecrã / tela de 5.7 – 6 polegadas
  • Tecnologia Full Screen Display
  • Resolução Quad-HD (2160 x 1440p)
  • 6GB de memória RAM
  • 128GB de armazenamento interno
  • Expansão via microSD
  • Nova Inteligência Artificial (AI)
  • Sistema operativo Android 7.1.1 Nougat
  • Interface EMUI da Huawei
  • Câmara traseira dupla – Leica
  • Câmara frontal dupla
  • Leitor de impressões digitais /sensor biométrico
  • Processador Kirin 970
  • Certificação IP68 – provável

Acredito que o grande trunfo deste equipamento será mesmo a sua tela ou ecrã. Aliás, segundo avança o site Android Headlines teremos, no Mate 10, uma tela que tem vindo a ser desenvolvida pela JDI. Trata-se de um ecrã com perto de 6 polegadas e resolução Quad-HD 2160 x 1440p, o “Full Active Display” ou “Full Screen Display“ que já vimos em vários dos seus rivais.

Já vimos a abordagem da Samsung e da LG no que toca a este novo tipo de ecrãs e mais certamente estará por vir. O novo Huawei Mate 10 será o primeiro equipamento da marca com um ecrã de margens reduzidas e que deverá ficar conhecido como EntireView Display.

Quais as tuas expectativas para o Huawei Mate 10?

As margens essas são para “desaparecer”, uma das tendências que se tem vindo a verificar em 2017. A câmara fotográfica sabemos que continuará a ser outro dos ex-líbris da marca, sobre isso já nem precisamos de falar.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Quais são as tuas expectativas para este Huawei Mate 10? Conseguirá rivalizar com a próxima geração de iPhone's da Apple?

Outros assuntos relevantes:

Apple iPhone 8 Blush Gold – esta será a nova cor

Xiaomi disponibiliza segunda beta fechada da MIUI 9 a 12 modelos

Podcast – À conversa com Joel Santos: O setor mobile está farto de arroz!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.