Foi através de um pequeno vídeo que a Huawei revelou que irá apresentar o seu novo processador já na IFA 2019. De nome Kirin 990, este será o mais recente SoC de topo da chinesa e que deverá embarcar no Huawei Mate 30 Pro.
O acontecimento terá lugar no dia 6 de setembro, no contexto da conferência da Huawei na última grande feira tecnológica do ano. Espera-se que este componente seja um dos principais atrativos desse evento.
Kirin 990 trará mais potência e 5G
As palavras de ordem do teaser lançado pela Huawei são "repensar", "evolução" e 5G. As duas primeiras escolhas dão aso a várias interpretações, mas a referência ao 5G não engana ninguém.
O Kirin 990 será compatível com o novo padrão de conectividade móvel. Rumores sugerem que este modem virá incluído no processador, o que dispensará a inclusão do Balong 5000.
Este componente adicional marca presença no Huawei Mate 20X, o único modelo da chinesa já presente no mercado compatível com 5G. Caso o Kirin 990 inclua este modem na sua estrutura, teremos maior eficiência energética e um menor espaço físico ocupado no interior do smartphone.
O Kirin 990 será construído pela TSMC, utilizando o seu processo ultravioleta EUV, baseado na litografia de 7 nanómetros. Tal irá traduzir-se na inclusão de mais transístores no mesmo espaço, o que lhe facultará mais potência e menor consumo de energia.
Gravação em 4K a 60fps será uma realidade no Kirin 990
É ainda avançado que o próximo processador de topo da Huawei será capaz de gravar vídeo em 4K a 60fps. Caso tal se confirme, este será o primeiro SoC da chinesa com tal potencialidade.
A Inteligência Artificial não será esquecia no Kirin 990, com a inclusão da nova unidade de processamento neural baseada na arquitetura Da Vinci, da Huawei. Isto significa a execução de um maior número de operações por segundo.
Espera-se que os primeiros modelos a fazerem uso do novo Kirin 990 seja a família Huawei Mate 30. A expectativa em torno destes novos topos de gama é grande e esses deverão ser oficializados a 19 de setembro.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei Mate X vai ter o processador Kirin 990 e suporte 5G
- Huawei Honor 20 SE tem lançamento confirmado para setembro
- Hacker terá que pagar de volta 1 milhão de dólares em criptomoedas