Honor, antiga subsidiária da Huawei, já ultrapassou Apple e Xiaomi!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Sucesso inesperado! Assim podemos descrever a trajetória da Honor, marca que ainda recentemente se separou da antiga casa-mãe da Huawei. Agora, com efeito, terá ultrapassado não só a Apple mas também a Xiaomi no seu mercado natal, a China.

A revelação foi feita pela agência de análise CINNO Research após apurar o estado do mercado mobile na China. As conclusões referem-se ao mês de julho e dão conta da subida da Honor para terceiro lugar, num mercado dominado pela OPPO e Vivo.

Sem a Huawei, a Honor tornou-se na 3.ª maior fabricante na China

Tal como avança a publicação ChinaDaily, com base no relatório divulgado pela agência CINNO Research, a Honor ultrapassou a Xiaomi e Apple para se tornar na terceira potência local. É a melhor classificação da Honor desde a sua separação da Huawei.

Em primeiro lugar, na China, está a OPPO, com a Vivo em segundo lugar. Estas empresas foram responsáveis por vender 5,6 milhões e 5,3 milhões de smartphones Android durante o mês de julho na China, respetivamente.

Em terceiro lugar está agora a Honor, responsável pela venda de 4 milhões de smartphones no seu mercado doméstico. Em seguida, no quarto lugar está a Xiaomi com 3,9 milhões de smartphones vendidos, com a Apple em quinto lugar com 3 milhões.

A fabricante superou a Xiaomi e Apple em julho de 2021

Ainda de acordo com a agência de análise de mercado, o mês de julho não foi particularmente gratificante no que ao lançamento de novos modelos diz respeito. Aliás, comparativamente com o período homólogo de 2020, este mês foi particularmente brando.

Com efeito, a nação asiática viu a chegada de 26 novos modelos, apenas 11 dos quais tinham suporte para a quinta geração de redes móveis, o 5G. Note-se que ainda recentemente esta nação celebrou o primeiro milhão de torres 5G instaladas no seu território.

As razões para este abrandamento de novos lançamentos sentido em julho prende-se com o facto de a Apple estar a ultimar os preparativos para a geração iPhone 13. Assim, com os iPhone a chegar em setembro, as fabricantes chinesas guardaram os seus novos trunfos para o mês de agosto e setembro com o intuito de ripostar perante o entusiasmo gerado pelos smartphones Apple.

Julho foi particularmente brando na China

Perante um brando mês de julho, a gama Honor 50 foi uma das melhores séries a chegar ao mercado. Fê-lo com três modelos de caraterísticas distintas, bem como vários esquemas de cor para cada novo smartphone. O resultado? Uma ótima adesão!

Entretanto, já em agosto, a Honor deu a conhecer a série Magic 3 em meados do mês. Fê-lo para marcar presença no segmento premium com o preço do Magic 3 a começar nos 4 599 yuan, cerca 709 dólares ou 602 euros à taxa de conversão atual.

Ainda de acordo com a agência de análise de mercado, o stor registo um crescimento estável ao longo dos últimos meses. Mais concretamente, em julho o mercado cresceu 28,6% de ano para ano, sendo vendidas 28,68 milhões de unidades.

O mercado procura cada vez mais os smartphones 5G

Entre os principais impulsionadores do mercado aponta-se a popularidade dos smartphones 5G. Com efeito, em julho os smartphones 5G representaram 79,6% de todos os smartphones vendidos, totalizando 22,83 milhões de unidades.

Por fim, entre as fabricantes de chips, semicondutores e processadores destaca-se a MediaTek. A empresa sediada em Taiwan cresceu 118,3% no mês de julho comparativamente com o ano passado, vendendo 10,2 milhões de unidades.

Aliás, a MediaTek conseguiu superar a Qualcomm para se tornar na maior fabricante de chips no período em análise. Entretanto, a Huawei e a sua HiSilicon viu as suas vendas cairem 70% para 2,1 milhões de unidades.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 12 chega aos Samsung Galaxy S21 em setembro com a One UI 4
  • Xiaomi anuncia a nova marca dedicada ao setor automóvel Xiaomi Automobile
  • OPPO lançará a gama de smartphones Reno 6 em setembro na Europa
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.