Guerra aberta entre processadores Apple e Qualcomm

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Qualcomm e Apple continuam em guerra aberta para se sagrarem campeãs de desempenho com os seus processadores.

Mas de acordo com os rumores mais recentes, mantém-se empatadas. Se o A17 Bionic vai ganhar aos atuais chips Snapdragon em desempenho, a Qualcomm está já a preparar um processador que pode superar o M2 da Apple.

Apple A17 Bionic pode superar todos os chips Qualcomm do universo Android

Imagem do processador Snapdragon 8 Gen 2
Crédito@Qualcomm

Qualcomm e Apple continuam a competir para apresentar o chip com melhor desempenho no mercado de smartphones. Mas parece que a partir de setembro, neste segmento em específico, a Apple pode sair vencedora.

Será nessa altura que a empresa de Cupertino vai apresentar oficialmente a nova série iPhone 15, cujos modelos mais avançados vão integrar o novo chip A17 Bionic. As expetativas são elevadas, visto que este deverá ser o primeiro processador, baseado no processo de 3 nm, a chegar ao mercado.

As notícias que nos chegam sobre o seu desempenho também ajudam a aumentar ainda mais o entusiasmo. De acordo com dados públicos, o novo processador Apple passou já por testes de benchmarking Geekbench, tendo superado todas as expetativas.

Em testes de núcleo único, o A17 obteve 3986 pontos e em multi core 8841, o que o coloca quase ao nível da performance de um MacBook. Com estes resultados, o novo chip Apple melhora o desempenho de núcleo único em 59,2% face ao modelo anterior e cerca de 40% em modo multi core.

Apesar de o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm superar o A16 Bionic, fica bastante aquém dos resultados obtidos pelo novo chip Apple que parece que vai obrigar o universo Android a esforçar-se bastante mais para se afirmarem como concorrência.

A pensar nesta hipótese, a empresa de Cupertino já “montou” a sua defesa, tendo garantindo todos os pedidos de tecnologia 3 n de primeira geração da TSMC. Por outras palavras, ocupou de tal forma a fabricante com a sua “encomenda” que não deixou espaço para que as marcas de smartphones Android pudessem ter acesso à tão desejada tecnologia dos chips.

Snapdragon 8 Gen 4 pode equilibrar forças entre Apple e Qualcomm

Tendo em conta estes dados, parece que o próximo Snapdragon 8 Gen 3 poderá ter dificuldades em superar o novo A17 Bionic da Apple. Mas, de acordo com informações recentemente divulgadas, o chip Snapdragon 8 Gen 4 pode chegar para equilibrar as forças entre as duas empresas.

Segundo o leaker Revegnus, o processador Snapdragon 8 Gen 4 obteve uma pontuação acima dos 9000 pontos em testes Geekbench. O que significa que não só superou a pontuação do A17 Bionic como também do processador M2, ambos da Apple.

No entanto, este super processador Qualcomm deverá só chegar ao mercado em 2024. Já o A17 Bionic vai fazer a sua gloriosa entrada já este ano, em setembro, mas apenas como parte integrante dos modelos mais avançados do iPhone 15.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt