GrapheneOS: este é o próximo smartphone Android focado na segurança e privacidade

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Focado na segurança e privacidade o próximo smartphone a integrar o sistema operativo GrapheneOS será produzido por uma fabricante (OEM) que preferiu manter-se no anonimato. O telefone chegará ao mercado em 2022 com serviços Google, mas com todo o software focado na privacidade e segurança.

Ainda que a popularidade das ROM's personalizadas não seja tão significativa como fora há meia década continuam a ser desenvolvidas várias alternativas de valor para quem procura uma experiência de utilização distinta. Agora, uma das "custom ROM's" mais populares da atualidade prepara-se para lançar o seu smartphone.

Smartphone comparável à qualidade dos Google Pixel

We're going to be collaborating with a hardware vendor to get a device produced with comparable security and support for alternative operating systems as Pixels.We can't publish details right now but we're optimistic about it and hope to have real news about it in a few months.

— GrapheneOS (@GrapheneOS) 7 de fevereiro de 2022

Importa frisar que a GrapheneOS é um projeto focado na segurança e privacidade do utilizador que, muito em breve, terá o seu primeiro telefone no mercado. O anúncio foi feito pelos responsáveis pelo projeto em questão, colocando a fasquia elevada para o dispositivo móvel a ser produzido por uma fabricante não revelada.

Recordamos ainda que o prometo GrapheneOS já foi conhecido como CopperheadOS, especializando-se na venda de smartphones Google Pixel com o seu próprio software. Ficaram conhecidos pela primazia dada à segurança do seu software, bem como o respeito pelos dados e informações dos utilizadores.

Agora, esta mesma empresa dá um grande passo rumo à sua afirmação no mercado com o lançamento de um smartphone próprio, cujos contornos ainda são desconhecidos. Ou seja, o seu próprio software, uma adaptação do Android, chegará aos consumidores num novo dispositivo móvel.

Software focado na segurança e privacidade dos dados do utilizador

GrapheneOS version 2022020800 released: https://t.co/sDFnWnsviO.See the linked release notes for a summary of the improvements over the previous release.

— GrapheneOS (@GrapheneOS) 8 de fevereiro de 2022

Entretanto, caso queiram experimentar o seu software (custom ROM), ou ficar a par das novidades podem seguir o projeto nas respetivas redes e canais oficiais. Resta saber, contudo, qual será a grande fabricante responsável pela produção dos telefones.

Por fim, a entidade não indicou uma data de lançamento para o seu primeiro smartphone pelo que temos agora que aguardar por mais detalhes.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.