3 grandes novidades a caminho da rede social Instagram

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Instagram é sinónimo de fotografias, vídeos e influenciadores digitais, o novo braço de marketing das mais variadas empresas. É também a rede social do grupo Facebook que regista o maior crescimento, com utilizadores mais jovens e ativos.

De acordo com os dados da Statista, o Instagram tem mais de 1 200 milhões de utilizadores ativos em janeiro de 2021. Está imediatamente abaixo do Facebook Messenger, mas consideravelmente acima do TikTok, outro dos fenómenos das redes sociais.

Para os utilizadores do Instagram, há pelo menos três ótimas novidades a caminho da plataforma, segundo avança também o portal XDA Developers. São ferramentas de rentabilização para os influencers, além de mais funções para o Reels e não só.

1. Programa de marketing de afiliados para monetização de publicações

A primeira das grandes novidades a caminho do Instagram prende-se com a rentabilização ou monetização para os criadores de conteúdo. Para quem quer ganhar dinheiro com o Instagram como é o caso dos influenciadores, esta é a função mais esperada.

Ainda em desenvolvimento, estamos perante uma plataforma de afiliados para a rede social com moldes similares à plataforma da Amazon. Na prática, sempre que um dos seguidores comprar um produto através do link de determinado influenciador, este ganhará uma comissão de venda. A gestão da mesma será feita através da aplicação do Instagram para Android e iOS.

A nova secção aparecerá na secção / menu do Criador de conteúdos na app. Estará disponível para qualquer utilizador após o registo e submissão das informações necessárias.

Por outro lado, é possível que o Instagram reserve esta opção para utilizadores com um número mínimo de seguidores.

2. Mais controlos do conteúdo apresentado nos nossos "feeds"

Entre as novidades importantes a chegar à rede social Instagram destacamos os novos controlos do conteúdo apresentado. Sobretudo para o utilizador comum, o Instagram dar-nos-á mais controlos granulares para definirmos o que é, ou não, apresentado.

Na prática, serão controlos diretos para quem usa o Instagram. Poderemos bloquear, por exemplo, determinadas palavras-passe em mensagens diretas (DM's) que recebemos. O objetivo passa pelo reforço da privacidade, personalização e combate ao SPAM.

Assim, cada utilizador poderá criar uma "lista de palavras censuradas", que a app reconhecerá automaticamente e cujo conteúdo detetado será bloqueado. Desse modo, não veremos mensagens com determinadas palavras a definir pelo utilizador.

É uma importante melhoria para a rede social que permitirá bloquear não só contas específicas, mas campanhas de marketing online com serviços não solicitados, entre outras problemáticas a afetar atualmente o Instagram.

3. Novas opções para a edição de publicações no Instagram

A implementação dos algoritmos de inteligência artificial (IA) também chegará ao Instagram. Para o utilizador serão novos controlos e ajustes (alguns automáticos) para as publicações, com novos parâmetros de edição do conteúdo a publicar na rede social.

Em concreto, apontamos a função Brightness AI que nos dará um ajuste inteligente da iluminação e brilho da imagem. O seu funcionamento exato não é conhecido, mas podemos apontar a presença da IA como motor de edição.

Acreditamos que esta função permita ajustar automaticamente o brilho e outros parâmetros das fotografias. Algo que se poderá estender a outros controlos da imagem com a gradual implementação dos algoritmos de inteligência artificial.

A chegada destas funções à aplicação para Android e iOS não tem data definida, estando as novidades a ser preparadas. Agora, resta-nos aguardar pela conclusão dos trabalho e gradual chegada das melhorias à rede social do grupo Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

  • Motorola lança um sério rival do Xiaomi Mi TV Stick ou da Mi Box S
  • Qualcomm pode incorporar a magia da Leica nos seus Snapdragon
  • Evento da Apple a 23 de março? As novidades que podes esperar
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.