CIA terá criado contas fake para enganar governo chinês

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o The Verge, é possível que a CIA tenha criado uma operação secreta com o intuito de enganar o governo da China. Uma das principais intenções desta campanha da CIA seria denegrir a perceção pública acerca das autoridades chinesas.

Quem faz o relato em questão é a Reuters, que dá conta que estas movimentações já teriam começado em 2019. Alegadamente, a CIA estaria a criar contas fake nas redes sociais, com o propósito de espalhar informações e rumores bastante negativos sobre o país.

Com base na mesma fonte de informação, uma das alegações sugeria que certos membros do Partido Comunista teriam escondido riquezas ilegais fora do país. Para além disso, terão falado pejorativamente sobre iniciativas do governo. Uma delas relacionava-se com o financiamento de projetos de infra-estruturas que pudessem estar associados a corrupção (via The Verge).

A operação terá ocorrido com a alegada conivência de Donald Trump

Polícia CIA
Imagem Ilustrativa (via Pexels)

Sobre o assunto, a CIA não prestou qualquer declaração à Reuters. A agência noticiosa em questão deu conta, ainda, que a operação teria ocorrido com a concordância do (na altura) presidente Donald Trump.

As contas falsas teriam também, alegadamente, servido para manipular a opinião pública noutros pontos do planeta. A Reuters coloca a hipótese de as redes sociais terem sido utilizadas para difundir informações sobre o Sudeste Asiático, África e Sul do Pacífico.

Também a Rússia chegou a usar as redes sociais para denegrir a imagem dos EUA

Esta suposta utilização das redes sociais por parte das grandes potências já não é propriamente nova. Como refere o The Verge, também a Rússia chegou a ser acusada, por diversas vezes, pelo facto de as usar com o fito de condicionar a opinião pública sobre os Estados Unidos.

Sobre o tema, importa ainda recordar que, em 2023, a Rolling Stone chegou a escrever sobre uma publicação chinesa relacionada com a extrema-direita na Europa.

Ao que consta, poder-se-á tratar de uma prática comum de ambos os lados, sendo que a última grande novidade acerca de Estados Unidos, China e redes sociais é o facto dos americanos estarem a considerar banir o TikTok do país.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.