Governo do Reino Unido pede a restrição da encriptação no WhatsApp

Rui Bacelar
WhatsApp
WhatsApp, uma das aplicações de mensagens mais populares

No rescaldo do lamentável ataque terrorista na capital inglesa, as investigações ao principal culpado, Khalid Masood, revelaram que este utilizou o WhatsApp escassos minutos antes de cometer as atrocidades.

Lançando o seu carro contra o público insuspeito que deambulava na famosa ponte Westminister, gerou o caos em seu redor. Hoje, a secretária de estado inglesa, Amber Rudd, exige que as autoridades tenham acesso às conversas encriptadas deste serviço.

Em declarações à BBC (fonte), a senhora Rudd descreveu a encriptação ponta-a-ponta do WhatsApp e da iMessage da Apple como sendo completamente inaceitáveis. Pediu ainda que as grandes empresas tecnológicas estejam mais dispostas a cooperar com representantes governamentais e vários órgãos de autoridade.

WhatsApp - Benção ou Maldição?!

"Temos que nos certificar de que organizações como a WhatsApp não providencial um local secreto para os terroristas comunicarem entre si", declarações de Rudd à BBC no passado Domingo. "Precisamos de nos assegurar que os nossos serviços de informação possuem as ferramentas para contornarem mecanismos de encriptação como o do popular serviço de mensagens e telecomunicações, WhatsApp.

Ainda hoje, Nadine Dorries do partido conversador, membro do parlamento, juntou-se ao coro de críticas aos serviços de mensagens encriptadas afirmando a necessidade de "para que seja possível manter as ruas seguras precisamos de nos impor perante marcas como a Apple e a WhatsApp que providenciam as ferramentas aos terroristas".

Como seria de esperar, as declarações de ambas foram recebidas com grande contestação por parte dos ativistas de esquerda e dos mais variados grupos de proteção dos direitos e liberdade civis até aos peritos em segurança informática. Apesar de uma proibição geral dos serviços de incriptação ser muito pouco provável (ou praticamente impossível), não sabemos, ao certo, qual será o curso de ação do governo do Reino Unido.

Outros assuntos relevantes:

Funções exclusivas do Android 7.1.2 para o Motorola Moto G4, G4 Plus, Moto Z e Z Play

Samsung Gear S3: Versão Relógio de Bolso que é um sonho!

Detector de Plágio Gratuito para os teus trabalhos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).