Google: YouTube prepara a atualização mais controversa de sempre

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Se utilizas o YouTube diariamente, sabes que quando fazes uma pesquisa vais encontrar vídeos com a resposta à tua questão. Contudo, a Google está prestes a lançar uma atualização que mudará um pouco essa ideologia.

Alguns utilizadores Android estão a reportar que estão a ver resultados de pesquisa (em texto) no YouTube. Uma das formas que a Google tem em dinamizar ainda mais as suas pesquisas em texto.

Resultados em texto vão aparecer no YouTube

Esta pode parecer uma jogada inocente, contudo, acredita que não é. O YouTube é agora o segundo maior motor de busca do mundo. Apenas ultrapassado pela "pesquisa Google". Ou seja, é muito provável que o futuro tente trazer uma integração das duas plataformas.

Ainda que o vídeo seja, em certas alturas, mais intuitivo que o texto em algum tutorial, os resultados de pesquisa são normalmente mais objetivos e claros. Isto é, não precisas de ver um vídeo de 10 minutos para tirar a tua conclusão e respostas às questões.

YouTube não está preparado para ser um verdadeiro motor de busca

O maior problema do YouTube neste momento é a forma como o algoritmo funciona. Os criadores de conteúdo refugiaram-se em flexing e títulos clickbait de forma a conseguir atrair mais visualizações.

Até aqui não tem nada de mal. O problema é que pelo título, muitas vezes, não tens ideia do que se trata o vídeo. Daí dizer que o YouTube não é fantástico para pesquisa.

Por exemplo, se procuro informações das "melhores VPN do momento". Vou ter vídeos de criadores de conteúdo que disseram "não sejas hackeado como eu ao fazer isto" ou então "navega na Internet com segurança com isto". Não me dizendo explicitamente que se trata de uma VPN. Perfeito para os seus subscritores, porque dá um título apelativo que vai chamar os seus subscritores. Porém, pouco objetivo para quem quer uma resposta à questão das melhores VPN.

Ainda assim, basta uma pequena mudança de código para que o YouTube mude seriamente. Assim sendo, se esta experiência correr bem, é também possível que vejamos mais mudanças nesse algoritmo em breve.

Em suma, temos de esperar para ver. O YouTube promete continuar a crescer e mal vejo a hora de perceber quais são as próximas mudanças.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lança Smart TV sem margens e com preço extremamente acessível!
  • Já pensavas no Tesla Cybertruck? Temos más notícias para ti!
  • Xiaomi Mi Band 5: imagem real revela o design da smartband e vais ficar triste!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.