Google vai implementar o Modo Anónimo na Play Store

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o fórum de programadores XDA Developers, a Google Play Store vai passar a ter um modo anónimo como no navegador Chrome. Detalhes não foram especificados mas essencialmente isto pode significar downloads de aplicações privados para os utilizadores.

Uma Play Store com modo anónimo pode permitir a pesquisa e transferência de aplicações sem recolha de dados dos utilizadores. Esta medida faria da Google Play Store uma loja de aplicações mais segura e privada, apesar de tudo.

Devido ao tamanho da Play Store e a presença do Android em tantos telemóveis, a loja de aplicações é alvo de milhares de apps maliciosas, como temos relatado na 4gnews. No entanto, medidas como o Google Play Protect e este modo anónimo pode ser mais um passo no bom caminho.

Um dos focos do Android 10 é a privacidade

Com o Android 10, a Google afirma que os utilizadores tem mais controlo sobre a privacidade dos seus dados. Um dos maiores exemplos é controlar quando as apps acedem à localização, podendo escolher 3 opções: permitir sempre, permitir apenas quando a app está a ser utilizada ou negar o acesso de todo.

Em relação à atividade na internet e das aplicações, o Android 10 permitirá decidir os dados armazenados por sites e durante quanto tempo. Será possível ainda desativar envio de dados para personalização de anúncios. A Google deu ainda enfase às atualizações de segurança, embora isso possa depender das fabricantes dos telemóveis.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.