Google vai ajudar milhões de utilizadores com a nova funcionalidade do Android!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Google continua empenhada em desenvolver novas funcionalidades e ferramentas destinadas a melhorar o dia a dia dos seus utilizadores que sofrem de qualquer tipo de limitações. Neste caso, a nova ferramenta foi concebida a pensar exclusivamente nos utilizadores que sofrem de perda de audição.

Graças à atualização da aplicação Live Transcribe, os utilizadores podem agora ser alertados sempre que o smartphone deteta um determinado som que poderá passar despercebido ao utilizador. A nova ferramenta Sound Notifications vai ser extremamente útil para os utilizadores que sofrem com problemas de audição, permitindo que voltem a ter um dia a dia sem preocupações desnecessárias.

Como vai funcionar esta nova funcionalidade Sound Notifications

Como o próprio nome indica, o smartphone Android será capaz de alertar o utilizador sempre que deteta algum dos sons selecionados, enviando uma notificação para o seu smartphone. Para já, entre os sons suportados está o som de bebé a chorar, água a correr, alarme de fumo, eletrodomésticos a apitar e alguém a bater à porta.

Sound Notifications Google

Esta nova funcionalidade vai ser o complemento perfeito para a muito popular aplicação Live Transcribe, que já suporta mais de 30 sons que são apresentados lado a lado com as legendas em tempo real.

No que respeita às notificações, os utilizadores poderão escolher entre várias formas de notificação, para que se possa adaptar a todo o tipo de situação. Além da simples notificação, vai ser possível personalizar a mesma com um toque ou padrão de vibração específico. Para os utilizadores que tiverem o smartwatch com WearOS, vai também ser possível receber uma notificação diretamente no relógio.

WearOS notificação de som

Sound Notifications vai ser perfeita para todos os utilizadores!

A Google realçou que esta funcionalidade foi concebida especialmente a pensar nas mais de 466 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de problemas de audição. No entanto, esta é uma ferramenta que poderá ser extremamente útil para todos os utilizadores.

Por exemplo, quando estás utilizar headphones (especialmente se tiverem cancelamento de ruído ativo) esta funcionalidade poderá facilmente alertar-te de alguns eventos importantes que podes não conseguir ouvir. Certamente que seria interessante ver a Google integrar esta funcionalidade na Google Assistant, de forma a poder ser utilizada pelas várias colunas inteligentes.

Caso isso venha a acontecer, a aplicação vai garantidamente tornar-se muito mais eficaz e fiável. Podes fazer o download da aplicação de forma gratuita na Google Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.