Google Stadia passa à história. É o dia do Adeus ao serviço de cloud gaming

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O dia de nos despedirmos do Google Stadia chegou. Tal como a própria gigante das pesquisas nos havia informado, o término do serviço está agendado para o dia 18 de janeiro de 2023, data marcada já em setembro de 2022, não sendo portanto uma surpresa.

Esta era a plataforma de cloud gaming da gigante norte-americana, anunciada com toda a pompa e circunstância, disponível em Portugal desde dezembro de 2020. Foi, contudo, um sol de pouca dura, juntando-se agora ao infame cemitério de produtos Google.

Despedimo-nos hoje do serviço de cloud gaming Google Stadia

Google Stadia

Em menos de três anos desde o seu lançamento, a novembro de 2019, o Google Stadia deixa de funcionar. A partir de hoje, contudo, os utilizadores deixam de poder aceder ao seu catálogo de jogos, nem podem adquirir novos jogos.

Certo é que a decisão foi anunciada atempadamente, com todos os cuidados a serem seguidos pela empresa para mitigar a dor da despedida. Aliás, entre devoluções e reembolsos, a empresa fez os possíveis por minimizar o impacto desta decisão.

We've also got Bluetooth news: next week we'll be releasing a self-serve tool to enable Bluetooth connections on your Stadia Controller. We'll share details here on release. pic.twitter.com/6vYomngfmA

— Stadia ☁️🎮 (@GoogleStadia) 13 de janeiro de 2023

Com efeito, nesta altura, a maioria dos utilizadores já devem ter recebido o dinheiro do reembolso emitido pela Google em compras de hardware e jogos. Na prática, foi mais uma das medidas colocadas em ação pela Google para aplacar os ânimos.

Por outro lado, caso tenham comprado o controlador Bluetooth da Google, o seu Stadia Controller, podem agora usar o mesmo como comando Bluetooth. É, pelo menos

Podem usar o Stadia Controller como comando Bluetooth

Stadians, you can now update your Stadia Controller’s firmware to enable Bluetooth Low Energy connections. Find the update tool here: https://t.co/o0iU2x0NsV pic.twitter.com/SxzUYJyRrh

— Stadia ☁️🎮 (@GoogleStadia) 17 de janeiro de 2023

A atualização de firmware já estará disponível para os utilizadores que tenham adquirido o comando próprio da Google e, pelo menos, poderão agora dar-lhe outro uso. É um último esforço da empresa para não ficarmos com material obsoleto.

Em suma, após o anúncio do encerramento do serviço em setembro de 2022, temos agora o último capítulo. É o adeus a mais um projeto promissor da empresa, como tantos que o antecederam.

Numa última nota, continuam a poder aceder à página do Stadia, com mais informações para os utilizadores interessados.

Stadia players, find an important update on Stadia here: https://t.co/IIFRYiIYUu

— Stadia ☁️🎮 (@GoogleStadia) 29 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.