Google revela lista de novidades para o seu Google Maps

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O serviço de navegação, rotas e planeamento Google Maps é uma das plataformas mais populares da gigante norte-americana, alvo de constantes melhorias como as que ora damos a conhecer.

Novidades estreadas na cidade das luzes durante o evento especial da tecnológica em Paris subordinado à Inteligência Artificial (IA) e ao paradigmático ChatGPT.

Segundo a própria empresa, a Google está a re-imaginar como as pessoas pesquisam, exploram e interagem com as informações. Para tal, tornando, mais do que nunca, mais natural e intuitivo encontrar o que o utilizador precisa.

Posto isto, é com naturalidade que vemos um dos produtos mais úteis a receber várias melhorias e novidades.

Google levou o seu ChatGPT a Paris e deu-nos melhorias para o Maps

Google Maps EV

Observamos assim que, efetivamente, a companhia proporciona maior acesso às informações para pessoas em todos os locais, através da Pesquisa, do Google Maps e muito mais. As melhorias podem ser resumidas nos seguintes pontos.

Google Maps tem novas formas de deslocação mais imersiva e sustentável

  • Visualização imersiva: Disponibilização da visualização imersiva em cinco cidades: Los Angeles, Londres, Nova Iorque, São Francisco e Tóquio. Nos próximos meses, estarão disponíveis 4 novas cidades da região EMEA - Florença, Veneza, Amesterdão e Dublin.
  • Live View Indoor: A par da visualização surge também o Live View, que usa IA e realidade aumentada para encontrar coisas ao seu redor, como multibancos, restaurantes, parques e estações de transporte público. Basta apontar o smartphone quando estamos na rua para ver informações úteis, como quando um lugar está aberto, se está ocupado no momento e qual a classificação
  • Novos recursos para veículos elétricos no Maps (Disponíveis para condutores de carros elétricos cujas viaturas disponham de Google Maps integrado). Também está disponível em EV para mapas em carros (disponíveis para motoristas de EV com veículos que tenham o Google Maps integrado).

Google Maps

Também temos melhorias para o serviço Google Tradutor, a saber:

  • O Google Tradutor destacará várias opções de tradução e fornecerá contexto adicional para usá-las, dependendo da intenção do utilizador
  • Tradução do Lens AR

Pesquisa Google mais inteligente com estas novidades:

  • Multipesquisa disponível globalmente - Depois da pesquisa a partir da câmara ou fotos diretamente a partir da barra de Pesquisa através do Google Lens chega agora a pesquisa no ecrã do telemóvel.
  • Multipesquisa na web e pesquisa por imagem - Com a multipesquisa poderá pesquisar com uma imagem e texto em simultâneo, abrindo novas maneiras de se expressar - Multipesquisa no visualizador de imagens, que pode ser acedido para qualquer imagem da pesquisa na Web ou pesquisa de imagens.
  • Pesquisa o teu ecrã Android - é possível também usar o Lens para identificar objetos num vídeo ou foto, por exemplo, no Instagram, YouTube, Tiktok, etc.

Todos os recursos e novidades acima referidas ficarão gradualmente disponíveis no decurso das próximas semanas ou meses, consoante o recurso em questão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.