Google Bard AI promete destruir o ChatGPT e eclipsar o Bing da Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gigante das pesquisas estava distraída. Colhendo os frutos de anos de liderança incontestada, de constantes aperfeiçoamentos ao seu ecossistema de serviços Google e parca concorrência séria, não será errado dizer que a Google se descuidou nesta área.

Abalada, porém, com o terramoto que o ChatGPT provocou já no final de 2022 em toda a Internet, os sinais de alerta soaram então como não havia memória.

A urgência? Criar algo similar ao ChatGPT no Google e da própria Google, ou seja, a marcar presença no seu motor de busca, detido e controlado pela própria empresa.

ChatGPT não é uma mera brincadeira, mas sim uma amostra do potencial da IA

Google Bard AI

A resposta? Um novo trovador automático, o Bard AI como novo produto Google a ser integrado no motor de pesquisa Google.

É a resposta forte e objetiva da empresa liderada por Sundar Pichai após a Microsoft ter feito o mesmo escassas horas antes com o seu novo Edge e, mormente, o renovado motor de busca Bing.

Tendo provado o seu mérito nas mais variadas tarefas, sobretudo na escrita e resposta bem estruturada já conhecidas. Certo é que as capacidades de diálogo do ChatGPT estão a anos-luz das respostas padrão de uma Assistente Google, por exemplo.

Motor de busca Google e Assistente Google colherão os frutos do ChatGPT

As people turn to Google for insights esp questions where there’s no one right answer, new AI-powered features in Search will distill complex info so they can quickly understand the big picture then explore further and learn more from the web. (3/4) pic.twitter.com/fsK2SljnlV

— Prabhakar Raghavan (@WittedNote) 6 de fevereiro de 2023

Pese embora a Assistente Google seja francamente a melhor assistente virtual no mercado, subitamente tornou-se extremamente genérica e aborrecida perante as capacidades sobejamente conhecidas do mencionado ChatGPT.

Em primeiro lugar no motor de busca, a Inteligência Artificial entregará aos utilizadores mais informação contextual. Fá-lo-á de forma mais fluída e natural que nunca, tudo através de um formato bem conhecido de qualquer utilizador, os resultados da pesquisa.

This is just some of what we’ve been up to at Google, and we’ll share more on Google Search, Maps and other information products, live from Paris on Wednesday. Livestream here: https://t.co/VpFhmdDrqb Rendez-vous mercredi! (4/4)

— Prabhakar Raghavan (@WittedNote) 6 de fevereiro de 2023

O sentido de urgência, inédito entre as grandes tecnológicas, ficará para sempre cristalizado com a apresentação da Google em Paris e pela apresentação prévia da Microsoft. Em ambos os eventos a tónica - única - foi a Inteligência Artificial e o modo como passaria a estar presente nos produtos das respetivas empresas.

Google Bard AI

Será caso para dizer, finalmente? Sim, sem a menor sombra de dúvida após anos de avanços ténues em que a IA foi usada como símbolo de marketing e pouco mais. Finalmente, temos ferramentas práticas, com potencial de impactar significativamente as nossas vidas, articuladas e potenciadas pela Inteligência Artificial.

Google revelou as novidades baseadas na IA em Paris

O Bard AI da Google está ainda em fase experimental. Porém, demonstra capacidades muito similares ao que já conhecemos do famoso ChatGPT. Esta "amostra" divulgada pela gigante norte-americana será incorporada nos produtos-chave da empresa, no seu "Core", existissem ainda dúvidas sobre a importância da IA, ficam assim dissipadas.

De momento, porém, o Bard AI está em fase de testes, ainda que uma distribuição e disponibilidade geral seja expectável para "as próximas semanas".

Bard is an experimental conversational AI service, powered by LaMDA. Built using our large language models and drawing on information from the web, it’s a launchpad for curiosity and can help simplify complex topics → https://t.co/fSp531xKy3 pic.twitter.com/JecHXVmt8l

— Google (@Google) 6 de fevereiro de 2023

Por fim, podemos acima ver uma amostra das suas capacidades, demonstrando o poder dos vários modelos de linguagem e capacidade de pesquisa de informação. Mais que uma curiosidade será, muito em breve, uma das ferramentas que moldará o panorama tecnológico mundial.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.