Google reforça a segurança do Gmail com este trunfo (E2E)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica norte-americana Google vem agora reforçar a segurança de um dos seus serviços mais populares, o Gmail. Em causa está a introdução da encriptação de ponta a ponta no serviço de correio eletrónico mais usado no mundo, com efeito imediato.

Esta medida visa dotar a plataforma dos mais elevados padrões de segurança de dados e integridade de comunicações, recebendo para tal a encriptação end-to-end (E2E) no Gmail para web, através do computador. É uma das melhores novidades a chegar à plataforma nos últimos anos ao asseverar a qualidade e segurança do seus serviços.

Encriptação de ponta a ponta chega ao Gmail da Google

Os utilizadores podem assim contar com uma maior segurança e privacidade dos dados enviados e presentes no serviço de correio eletrónico Gmail. Isto significa que os dados são guardados de forma encriptada em que nem sequer o prestador do serviço - neste caso a Google - tem acesso.

Google Gmail

Para já esta benesse está em versão beta (de testes), tal como informam os colegas da Bleeping Computer, disponível apenas para os planos Google Workspace Enterprise Plus, Education Standard e Education Plus. É, porém, o início da sua implementação na plataforma da Google, configurando um reforço muito bem-vindo.

A partir de agora, os administradores podem aplicar a encriptação E2E aos grupos que requeiram um maior grau de segurança. Aí, os utilizadores terão que fazer a validação da identidade para ter acesso a essas mensagens e respetivos conteúdos anexados.

Sério reforço de segurança a chegar ao serviço de email da Google

Google Gmail

Esta é a primeira etapa na integração dos mecanismos de encriptação ponto-a-ponto (E2E), começando pela nova etapa de autenticação em determinados grupos.

A medida visa reforçar a segurança online, neste caso aplicada à utilização do Gmail. É também um testemunho da crescente importância da encriptação end-to-end que começa a tornar-se num ponto essencial para a utilização de serviços na cloud.

Por fim, resta agora aguardar até que este novo trunfo (E2E) fique disponível não só na versão web, mas também para todo e qualquer utilizador do Gmail.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.