Google quer resolver uma das maiores pragas atuais com a IA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google quer ajudar-nos a lidar com as chamadas telefónicas não desejadas de forma mais expedita e eficiente. Para tal, prepara uma novidade a chegar, ao que tudo indica, no final deste ano e bastante dependente das capacidades da Inteligência Artificial (IA).

O anúncio foi feito por um dos executivos da empresa, encarregue da aplicação Telefone da Google, uma das apps mais populares do mundo para gerir este elemento. O "discador" da Google terá um novo recurso de IA, tal como revelou a fonte durante o podcast Made by Google.

Inteligência Artificial será metódica para nos proteger o telefone

Google IA

Ainda em fase de discussão, a solução pode passar pelas capacidades de conversação da IA. Seja como for, o objetivo é simples, nobre e virá ajudar-nos a "fugir" das chamadas automatizadas, do spam telefónico que nos assola cada vez mais no quotidiano.

A base será o atual Pixel Call Screen, disponível apenas nos telemóveis da própria Google, os seus Google Pixel que já ajudam os utilizadores a escapar a algum deste spam. Porém, a funcionalidade será aperfeiçoada pelos engenheiros da empresa e dependerá fundamentalmente das capacidades da IA.

As novidades foram descobertas pela publicação 9to5Google, que dá conta dos planos e intenções da empresa para mitigar esta autêntica praga atual. Aí, durante o podcast em questão, o executivo da Google, Jonathan Eccles, mencionou o seguinte:

"Um futuro em que tu nunca serias, mas nunca mesmo, incomodado com o simples receio de ter o telefone a tocar. Deverá ser sempre um momento que associamos a algo importante, a uma comunicação urgente ou prazerosa. Nada nos deve incomodar. Ao mesmo tempo, nunca devemos ficar com a sensação de que uma chamada telefónica será não produtiva ou ineficaz.".

Solução pode estrear ainda em 2023 segundo o executivo da Google

Por outras palavras, a Google quer livrar-nos da maleita das chamadas não solicitadas. Para que quando o telefone toque saibamos instintivamente que será algo importante, algo agradável, urgente, ou pelo menos real. E não uma perda de tempo e recursos.

A solução? Bom, à semelhança da resposta da Google para os mais variados problemas da atualidade, será a IA a mediar este "escudo" a aplicar no telefone. Com várias etapas de análise e implementação, a IA pode ser a solução perfeita.

Mais ainda, o gestor da Google afirmou também que esta solução poderá chegar no final deste ano durante o mesmo podcast.

"Acredito que a IA será o grande vetor que nos impulsionará para o futuro. E fiquem atentos este ano, teremos muitas coisas a chegar ao mundo para resolver as chamadas não solicitadas que, acredito, serão bastante empolgantes".

Em suma, com um sistema como o Pixel Call Screen já implementado, de rudimentar eficácia face à promessa da IA, estamos efetivamente curiosos para ver como a empresa solucionará este incómodo tão atual.

Google has been attempting to solve the problem of spam or "unwanted calls" with Pixel's Call Screen feature and according to a report, the tech giant wants to introduce artificial intelligence (AI) tools to tackle the menace.#Techinformer pic.twitter.com/x7jBiiriq8

— Tech Informer (@Tech_Informer_) 11 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.