Entrevista a Rob Smith, Samsung: "Não desenvolvemos apenas algumas das melhores TVs do mundo"

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 7 min.

No evento Unbox and Discover 2023, a Samsung apresentou há alguns dias a sua visão para 2023 no que ao segmento de televisores diz respeito. Com novas OLED e Neo QLED na calha para chegar em breve a Portugal (e já em pré-venda), a 4gnews entrevistou o grande responsável da marca por esta linha de produtos.

Robert Smith, Head of Training, AV/TV da Samsung Electronics, falou com a 4gnews sobre a nova linha de Smart TVs da Samsung. O que diferencia estes novos modelos da concorrência e da anterior geração, o gaming ou a pegada ecológica são alguns dos assuntos em cima da 'mesa'.

Robert Smith, Head of Training, AV/TV da Samsung Electronics
Robert Smith, Head of Training, AV/TV da Samsung Electronics

A Samsung não gosta de se comparar à concorrência, mas na sua opinião, o que diferencia a nova linha de Smart TVs dos concorrentes?

"A Samsung acabou de ser considerada a marca mais vendida de TVs pelo 17.º ano consecutivo. Isso deve-se à nossa inovação, assim como à nossa filosofia. Não desenvolvemos apenas algumas das melhores TVs do mundo com algumas das tecnologias mais avançadas - nós nunca perdemos de vista os nossos clientes e as suas diversas necessidades, e é isso que nos diferencia. É por isso que nossa gama de produtos é tão diversificada, com produtos para todos.

O poder da SmartThings, e a conectividade que ela permite, também é um diferencial. A SmartThings liga perfeitamente os dispositivos e eletrodomésticos na vossa casa, permitindo aceder a um vasto e aberto ecossistema de produtos e parceiros a partir do momento em que abres a caixa do teu novo dispositivo.

Todas as nossas TVs estão ligadas ao SmartThings, emparelham-se facilmente e permitem que os utilizadores controlem e monitorizem o uso de todos os seus dispositivos domésticos através da sua TV como hub central.

O que significa que podes ser notificado na TV de quando alguém estiver à porta, para simplesmente mudar o volume para surround nos teus Samsung Buds. Ou até mesmo monitorizar quando a lavagem é concluída na máquina de lavar e podes receber uma notificação através da TV, se assim o definires".

samsung

Agora que a Samsung está 'all-in' no OLED, o que pode fazer os utilizadores escolherem uma QLED em vez de um OLED e vice-versa?

"A Samsung oferece uma gama abrangente de produtos para dar escolha aos consumidores, para que diferentes necessidades sejam acudidas. No "Unbox and Discover 2023", anunciamos uma variedade de experiências de ecrã.

Estas abrangem QLED e OLED, baseado no que as pessoas querem para as suas TVs. Continuamos a colocar os consumidores no centro da nossa inovação, e a incorporar a nossa visão: "Ecrãs em todo o lado, ecrãs para todos".

Houve algumas melhorias na linha OLED e Neo QLED que refletem o nosso desejo de inovar e dar conta das necessidades dos consumidores. Além disso, melhorar a experiência geral do utilizador inspirou o foco adicional nos serviços, incluindo o Samsung TV Plus e o Gaming Hub. Estes pretendem fornecer uma variedade de benefícios ao utilizador para entretenimento e levar o gaming a um público mais amplo e diversificado.

Já este ano, há mais modelos OLED da Samsung, e vamos continuar a trabalhar para dar às pessoas mais opções na sua experiência de visualização. A nossa linha OLED recebeu uma variedade de atualizações, que incluem o Neural Quantum Processor 4K, que usa IA para melhorar as imagens de baixa qualidade.

A Samsung OLED também fornece áudio imersivo, com suporte para Dolby Atmos e Object Tracking Sound+ (OTS+), onde a TV analisa o que está a acontecer no ecrã, e torna o áudio mais envolvente. Estes recursos estão disponíveis nos modelos S95C e S90C. Além disso isso, os nossos modelos Neo QLED continuam a oferecer a maior variedade de brilho e cor, que ajuda a criar uma sensação de realismo. E com resolução 8K, os espetadores podem desfrutar de uma clareza de cortar a respiração".

samsung

Numa altura em que mais e mais utilizadores querem novas experiências, quais são as Smart TVs da Samsung mais dedicadas para jogos?

"Uma vasta gama de serviços, que incluem o Gaming Hub, oferecem uma variedade de benefícios para os fãs de entretenimento e jogos que procuram melhorar a sua experiência caseira. O Gaming Hub não tem limites de download ou armazenamento e permite que os jogadores joguem milhares de jogos em resolução 4K.

Seja da XBOX, NVIDIA GeForce NOW ou outros serviços de parceiros diretamente nas suas Smart TVs Samsung sem a necessidade de uma consola.

O Samsung Gaming Hub está disponível numa variedade de dispositivos Samsung, incluindo nos nossos mais recentes modelos Neo QLED, que oferecem excelente qualidade de imagem e design impressionante. Além de conectividade perfeita e som cativante, ideal para consumidores que desejam experiências premium em gaming ou streaming.

Desde recursos como o Xcelerator Pro, que oferece taxas de atualização de TV para jogos 4K 144Hz incomparáveis que eliminam o atraso com ação ultra suave - tudo com detalhes requintados, num grande ecrã. A TV e o HDMI 2.1 funcionam em sinergia com as consolas de última geração para fornecer input lag muito baixo e uma jogabilidade muito responsiva. Este corta o desfoque entre imagens a ritmo acelerado, para que experimentes gaming ultra suave, rápido e imersivo.

O Freesync Premium Pro, que evita lag e arrastos no ecrã, sincroniza a taxa de frames da TV com a GPU. Desenvolvida para fornecer a experiência mais imersiva e responsiva, a Samsung Neo QLED torna realidade os jogos HDR super suaves e ultra nítidos num ecrã grande. Tem também o Low Input Lag para fornecer uma execução quase instantânea em qualquer botão que pressionares".

samsung

Quais são as funcionalidades mais empolgantes da nova linha de Smart TVs em comparação com a geração anterior?

"No meu caso, estou empolgado com algumas coisas. Primeiro, os utilizadores dos nossos modelos Neo QLED agora podem desfrutar de conteúdo favorito em 8K, inclusive via YouTube, com Auto HDR Remastering.

A remasterização de IA melhora o áudio de gravações de baixa qualidade. Enquanto que o Q-Symphony permite que as colunas e soundbars compatíveis funcionem em uníssono e direcionem com precisão os efeitos sonoros individuais, para assim criar uma experiência de áudio mais imersiva. Estas funcionalidades estão disponíveis nos modelos QN900C 8K e QN95C 4K, que vêm com uma atualização de design e a opção de tamanho de 95 polegadas.

Em segundo lugar, a variedade de atualizações para a nossa gama OLED. Isto inclui o Neural Quantum Processor 4K. O áudio imersivo também é de destacar, com suporte para Dolby Atmos e Object Tracking Sound+ (OTS+). Esses recursos estão disponíveis nos modelos S95C e S90C, que estão entre os meus favoritos.

Também houve uma maior consciencialização sobre a pegada de carbono em geral, que inclui a indústria da TV. É por isso que estamos orgulhosos de ser os primeiros a criar tecnologia de carregamento automático para os comandos de televisão. O nosso comando remoto SolarCell carrega-se a usar luz e sinal de Wi-Fi em casa, e reduz a necessidade de baterias AA que podem acabar em aterros sanitários e afetar o meio ambiente".

samsung

Se pudesse escolher uma das novas Smart TVs da Samsung para ter em casa, qual seria?

"Eu tenho uma QN900 de 75 polegadas de 2022 em casa, então quando pus os olhos na nova QN900C, senti que era hora de uma atualização. A resolução de 8K fez tudo parecer claro sem grande esforço. E eu adoro poder desfrutar do meu conteúdo favorito em 8K, inclusive via YouTube, a usar o Auto HDR Remastering.

Para mim, a maneira como a AI Sound Remastering melhora a direção dos efeitos sonoros e melhora o áudio de gravações de baixa qualidade, torna a minha experiência de visualização muito mais agradável".

samsung

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.