Google Project Ara: O que aconteceu com o smartphone modular?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Google Project Ara: O que aconteceu com o smartphone modular?O Google Project Ara foi um dos mais falados há uns anos. Mas o que aconteceu ao smartphone modelar que prometia melhorar os smartphones e poupar o nosso planeta?

O Project Ara cresceu de uma ideia de Dave Hakkens, um utilizador preocupado com a quantidade de lixo eletrónico que estava a ser aglomerado à medida que a popularidade dos smartphones aumentava.

Vê ainda: RelógioGoogle: Este Bug está a estragar a aplicação

De acordo com Dave tudo começou há 5 anos quando teve a ideia de criar o Phone Blocks. Um smartphone modular que podia substituir determinadas peças em vez do terminal por inteiro.

Google Project Ara desvaneceu depois da empresa decidir investir em software

Ou seja, imagina que compravas um Phone Blocks e passado uns meses saia um novo processador. Neste momento se queres um novo chip tens de comprar um novo equipamento. Com o Phone Block, ou o Project Ara, bastava trocar o módulo do smartphone. Aliás, a Motorola ainda é das poucas que aposta em smartphones modulares com os seus Moto Mods (ou Moto Snaps). Ainda que muito limitada, dá sempre para acrescentar algo.

Segundo Dave, a Google comprou a ideia e quis transformar o smartphone modular numa realidade em dois anos. O prazo que Dave tinha dado ao seu projeto era de 15 anos.

O Project Ara chegou mesmo a ter um protótipo funcional e a Google publicitava regularmente o trabalho desenvolvido em prol do investimento.

Contudo, a Google decidiu investir em software em vez de hardware e abandonou o Project Ara. Logo depois vimos os primeiros Google Pixel a aparecerem nas lojas com uma ideologia em nada relacionado com o smartphone modular.

Vídeo do Project Ara, o suposto smartphone modular da Google

De acordo com o vídeo que Dave publicou sobre o Phone Blocks e o Project Ara, a lição que tira é que não deves dar às grandes empresas a tua ideia. Ou seja, uma pequena mudança na estratégia e vai tudo por água abaixo. Tal como aconteceu com a sua ideia de um smartphone amigo do ambiente.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung: Informações das especificações do terminal dobrável

Huawei P30 Pro: Nova imagem mostra-nos uma abordagem diferente

Ulefone Armor 3: O equipamento robusto que vale a pena conhecer

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.