Google prepara uma nova Inteligência Artificial para os Pixel 9

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Assistente Google é a assistente pessoal presente nos smartphones Pixel e em todos os dispositivos Android no mercado. Contudo, com o lançamento dos Pixel 9 e Pixel 9 Pro, a empresa norte-americana quer lançar uma nova IA exclusiva para os seus equipamentos.

A tese é levantada pela publicação The Information e dá conta dos planos da Google para lançar uma nova assistente pessoal suportada pelo seu modelo de IA Gemini. Esta assistente exclusiva poderá chamar-se "Pixie".

"Pixie" poderá ser o nome da nova IA exclusiva dos smartphones Pixel

O relatório em causa aponta que a Google está a planear o lançamento de "uma assistente de IA chamado Pixie que será exclusiva para seus dispositivos Pixel". Acrescenta ainda que poderá "evoluir para uma versão muito mais personalizada da Google Assistant".

Google Pixel 8

A nova IA da norte-americana para smartphones socorrer-se-á de informações retiradas do Gmail, Mapas e outros serviços da Google. As funcionalidades da "Pixie" deverão marcar presença em todos os modelos Pixel e ainda no Pixel Watch.

Com o seu lançamento esperado nos PIxel 9 e Pixel 9 Pro, esta nova assistente não deverá ser a aguardada Assistente com Bard. Esse recurso de IA não se limitará aos dispositivos Pixel e até já vimos evidências da sua presença em smartphones Samsung e disponibilidade para iOS.

Estamos, portanto, na eminência do lançamento de uma nova assistente pessoal com o cunho da Google. A sua exclusividade nos modelos Pixel será mais uma forma de a empresa destacar os seus smartphones da concorrência e chamar mais utilizadores para o seu ecossistema.

Google prepara óculos com tecnologia de reconhecimento de objetos

O relatório publicado pela The Information revela outro projeto interno da Google. Este envolve "óculos que poderiam fazer uso da capacidade da IA de reconhecer os objetos que o utilizador está a ver".

Por enquanto, este está em fase de discussão interna. Tratar-se-á de um wearable que poderá "aconselhá-los, por exemplo, sobre como usar uma ferramenta, resolver um problema de matemática ou tocar um instrumento musical".

Tal rumor relembra-nos imediatamente dos Google Glass, os óculos inteligentes que a empresa desenvolveu durante anos, mas que acabariam por ser cancelados. Será este o regresso da empresa a este nicho de mercado?

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.