7 novos recursos Android para smartphones, smartwatches e tablets´

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Google quer que os utilizadores aproveitem o máximo dos seus equipamentos Android e recentemente lançou uma mão-cheia de novos recursos.

Neste artigo mostramos-te sete novas funcionalidades, das quais podes usufruir no teu smartphone, smartwatch ou tablet Android.

imagem da mascote do sistema operativo Android
O novo sistema operativo Android 14 trouxe consigo várias novas funcionalidades Crédito@KirillMakes/Pixabay

1. Emojis no Gmail

Agora, podes responder aos teus mails com um simples emoji. Seja com um polegar para cima ou com uma cara sorridente, basta um clique no ícone para dares uma resposta mais rápida.

2. Vídeos no Google Fotos

Na aplicação Google Fotos, pesquisa por pessoas, locais ou atividades que desejes destacar num vídeo. Depois a Google trata do resto, ao compilar todos os requisitos definidos e mais memoráveis num vídeo.

3. Listas partilhadas no Google Maps

Agora é mais fácil organizar uma viagem em grupo com a partilha de listas no Google Maps. Com esta funcionalidade, todos os elementos do grupo podem partilhar e guardar destinos, fazer sugestões e escolher no mapa locais de interesse.

4. Google Home a trabalhar com o Wear OS

Agora a partir de um smartwatch WearOS, podes iniciar o funcionamento de outros equipamentos inteligentes na tua casa. Por exemplo, no ecrã do wearable podes alterar a intensidade de luminosidade ou dar ordem para o aspirador robô começar a limpar.

5. Gmail e Google Calendar no Wear OS

É agora possível ler e responder a emails no mostrador do relógio, assim como podes receber notificações do Google Calendar sobre compromissos anteriormente marcados.

6. Talback

O recurso Talkback foi especialmente concebido para pessoas invisuais e recorre a tecnologia de Inteligência Artificial para descrever imagens que não têm texto auxiliar ou legendas.

7. Canais gratuitos na Google TV

A lista de canais gratuitos na Google ganhou dez novas opções. Agora, o serviço conta com mais de 100 canais gratuitos que não necessitam de um plano de assinatura.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt