A Google não é perfeita. É difícil sê-lo, para não dizer impossível. Por isso, sua loja de aplicações para Android, a Google Play Store, foi alvo de uma violação daqueles que são os princípios básicos das aplicações e jogos que dela podem fazer parte.
Quem o descobriu foi uma empresa de segurança chamada Check Point ao perceber que um código malicioso se encontrava em algumas aplicações presentes na Google Play Store. Mas o que era isso afinal?
Vê ainda: Microsoft Edge – Nova atualização trouxe novidades ao Android Oreo
Bem, de acordo com a fonte da notícia, tratavam-se de 63 aplicações, todas semelhantes pela ligação que tinham a um código que podia suscitar, durante o seu uso, uma de três consequências - se assim lhe quisermos chamar.
Não há 100% de certeza em como uma aplicação da Google Play Store para Android é segura...
Uma delas, por exemplo, tem que ver com publicidades pornográficas e outras de conteúdo inapropriado que são mostradas a todos os utilizadores dessas apps, nomeadamente crianças.
Em segundo lugar, houve utilizadores que repararam que recebiam avisos que afirmavam que os seus equipamentos estavam infectados por malware (falso). Por outro lado, ao instalarem a aplicação sugerida nesse aviso, que teoricamente terminaria com o malware (falso) desse smartphone, abrem a porta a vírus reais.
No pior dos casos, as aplicações da AdultSwine conseguiriam retirar valores das contas bancárias dos utilizadores, com base em subscrições de serviços premium. A questão é: estão ainda presentes, aplicações como estas, na Google Play Store?
Bem, as deste caso não. A Google fez questão, como é óbvio, de as retirar para que não pudessem ser instaladas novamente no Android ou em qualquer outro software seu. Porém, entretanto, os downloads dessas chegaram ultrapassaram os 3 milhões e poderão ter ido até aos 7 milhões de instalações.
Assim, a única recomendação a todos os utilizadores deste sistema operativo, e não só, é que tenham o máximo de cuidado no momento em que instalarem uma aplicação. Mesmo que essa pareça fidedigna, pode não ser mais do que uma cópia de outra.
Carrega aqui para veres a lista das aplicações.
Assuntos relevantes na 4gnews: