A tecnológica norte-americana deu a conhecer o seu portefólio de produtos para o final de 2022 e boa parte de 2023. Além dos novos smartphones Pixel 7 temos, com efeito, um novo e versátil tablet Android, o elegante Google Pixel Tablet.
Temos um novo tablet com ecrã de 10,95 polegadas, o novo processador Tensor G2 e uma base de carregamento magnética proprietária, a Charging Speaker Dock que, aliás, também funciona como suporte e altifalante inteligente.
Este é o novo tablet e Ecrã Inteligente Google Pixel Tablet (2023)
O novo tablet recebeu, oficialmente, o sufixo de 2023, indicando que este será um dos produtos bandeira da empresa também para o próximo ano. Nesse sentido, temos desde logo uma construção em alumínio (reciclado) e revestimento nano-cerâmico para maior durabilidade e toque premium.
A propósito, segundo a própria Google, a sensação de tocar no novo Pixel Tablet (2023) é similar ao toque da porcelana. Ou seja, uma sensação de suavidade, solidez e frescura ao pegar no produto em questão.
Tensor G2 é o "coração" do novo tablet da Google
Por outro lado, a empresa foi muito frívola na referência às especificações técnicas do tablet propriamente dito. Sabemos que este apresenta um ecrã de grandes dimensões, sensivelmente 10,95 polegadas de diagonal, mas pouco mais.
A exceção aqui sendo a referência aos novos processadores da empresa, os Tensor G2, o chipset de segunda geração. Segundo a fabricante, a experiência de utilização estará mais fluída que nunca, com uma experiência Android de grande nível e grande ecrã.
Porém, uma boa parte das caraterísticas únicas deste processador - Tensor G2 - dedicadas à câmara fotográfica não estarão presentes no tablet em causa devido à sua parca configuração de câmaras fotográficas.
Ecrã Inteligente com a sua própria base e altifalante para o lar IoT
O novo Google Pixel Tablet 2023 pode ser usado como um tablet Android convencional, para os mais variados fins de entretenimento, ou até produtividade. Porém, mostra-se (ainda) mais no seu elemento ao ser usado como centro da Smart Home.
Isto é, ao estar na sua base de carregamento dedicada, a qual inclui um altifalante de dimensões consideráveis, a Charging Speaker Dock. Tal como o nome indica, esta é a sua doca de carregamento, com suporte magnético e no qual também temos um altifalante mais pujante.
Assim, conjugado com a base de carga / altifalante, o Tablet torna-se num Hub perfeito para controlar os demais equipamentos e gadgets sincronizados com a casa inteligente.
Tablet perfeito para usar em casa como centro de controlo IoT
Em suma, esta Charging Speaker Dock carrega o tablet via wireless, ou carregamento sem-fios, mantendo-o ativo como Hub de conetividade e controlo do lar IoT, servindo também de "casa" para a omnipresente Assistente Google.
O tablet liga-se à base de carregamento de modo similar ao MagSafe da Apple. Ou seja, bastando encostar o tablet à sua base para este se conectar rapidamente à mesma.
O novo embaixador, com grande ecrã do Android 13
O Pixel Tablet terá várias aplicações feitas à medida do grande ecrã. Esta é a promessa da Google que revelou manter-se em contacto com vários programadores para esse mesmo efeito.
Temos também suporte para a Stylus, ou caneta, ainda que a empresa não tenha referido se na caixa do tablet temos algum acessório desta categoria na caixa propriamente dita.
Por fim, a Google não especificou a data de chegada ao mercado do Pixel Tablet, tampouco tendo revelado o preço ficha técnica completa para este novo produto.
Editores 4gnews recomendam: