Google Pixel Buds Pro review: faltou um bocadinho assim

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 10 min.

Com o lançamento dos Pixel 8 em Portugal, a Google trouxe também para o nosso país os Buds Pro. Estes são os auriculares Bluetooth topo de gama da tecnológica da Mountain View e aterraram no nosso país por 229 €.

A questão que se coloca, quando se tem de pagar tanto por uns auriculares Bluetooth, é se valerão o seu preço. É isso que tentarei dissecar nesta análise, tendo em conta o mercado recheado de opções. Testei os Pixel Buds Pro por duas semanas e neste artigo conto-te a minha opinião sobre eles.

Google Pixel Buds Pro

Principais características dos Google Pixel Buds Pro

  • Cancelamento de ruído com tecnologia Silent Seal; modo de som ambiente
  • Equalizador de 5 bandas
  • Diafragmas de altifalantes de 11 mm
  • Microfones com beamforming para chamadas
  • Funcionalidade de bem-estar auditivo
  • Deteção de conversas
  • Resistência á agua: IPX4 nos auriculares, IPX2 na caixa de carregamento
  • Conetividade: Bluetooth 5.0
  • Bateria: até 11 horas nos auriculares (7 horas com ANC) ou até 31 horas com a caixa (até 20 horas com ANC)
  • Peso: 6,2 gramas (auriculares); 62,4 gramas (caixa)

Unboxing

A experiência com os Pixel Buds Pro começa a construir-se desde o unboxing. Estes chegam numa caixa com a mesma linguagem de design dos smartphone, e mal a abrimos damos da caras com a caixa de carregamento e os Buds Pro lá dentro.

Para lá dos manuais de instruções, temos mais dois tamanhos de borracha (S e L) além do M que vem pré-colocado. Um ponto negativo é que chegam sem qualquer cabo de carregamento incluído na caixa. Algo que nem a Apple ousa fazer nos AirPods.

Google Pixel Buds Pro

Qualidade de construção e design

A qualidade de construção é o que se espera de uns auriculares nesta faixa de preço. Predomina o plástico como em todos os outros, mas nota-se que tudo está no lugar onde deve estar e que há atenção aos pormenores. É uma caixa bastante discreta e com um tamanho aceitável para colocar no bolso mais pequeno das calças.

O design dos auriculares é dos meus favoritos na indústria. Nesta unidade, embora a caixa seja predominantemente branca, os auriculares combinam o preto com o azul baía. São discretos, como gosto que sejam. De realçar que possuem alguma resistência à água, com certificação IPX4. A caixa de carregamento possui certificação IPX2.

Google Pixel Buds Pro

Conforto

No campo do conforto também só coisas boas a dizer. Este é um ponto que seguramente cada utilizador terá coisas diferentes para dizer. Ou que não assentam bem na sua orelha, o que têm tendência para cair.

Nas minhas orelhas, com a borracha da tamanho L, assentam que nem uma luva e são confortáveis. Consigo usá-los por 3 a 4 horas sem sentir fadiga. No entanto, não são os mais confortáveis que já testei - esse trono continua a pertencer à Bose. Mas andam lá perto.

Google Pixel Buds Pro

Software e app

O software é um dos grandes pergaminhos Pixel Buds Pro, ou não fossem estes uns auriculares da Google. Para começar, o emparelhamento é bastante rápido e simples em smartphones Android com o Google Fast Pair. Mas é bom realçar que os podes emparelhar a qualquer dispositivo facilmente o botão para o efeito, sejam estes iOS, Mac ou Windows.

E sim, contam com Bluetooth multiponto. Desta forma podes usá-los facilmente entre dois dispositivos e trocar de forma fluida. Os dispositivos podem ser um Pixel e um iPhone ou Mac, por exemplo. Funciona sem stresses, como é aliás esperado de um produto com preço premium.

A partir daí, a personalização na app dedicada é excelente. É através desta que podes ter ajuda para escolher as borrachas mais adequadas para experiência de áudio e cancelamento de ruído mais adequado. E é também lá que podes ativar o modo de deteção de conversas, para falares com alguém sem retirar os auriculares. Este modo tem as suas falhas, mas já consegue evitar ser ativado acidentalmente com alguma tosse ocasional. O que faz querer mantê-lo ligado.

Google Pixel Buds Pro

Podes consultar a bateria dos auriculares, e também ter acesso a estatísticas de audição. Estas fornecem-te o volume mais adequado, e dizem-te se tens andado a exagerar no volume nos últimos tempos, para reforçar o bem-estar auditivo.

Outro ponto importante da app é que tens a possibilidade de encontrar os buds ou a caixa caso os percas. Estes ativam automaticamente o modo de baixa latência em jogos compatíveis com os smartphones Pixel. É também na app que podes personalizar os controlos por toque ao teu gosto (já lá vamos).

A melhor parte é mesmo a integração com a Google Assistant, que é excelente como se esperava. Com um simples “Hey, Google”, podes alternar entre músicas, fazer perguntas à assistente ou enviar mensagens rápidas. Estes também conseguem ser um verdadeiro tradutor, com a possibilidade de traduzir conversas em até 40 idiomas.

Google Pixel Buds Pro

Qualidade de áudio

A qualidade de áudio destes Pixel Buds Pro é boa. Os instrumentos possuem uma boa distinção e as vozes são bem notáveis. No entanto, não é uma qualidade de áudio ao nível de outros auriculares desta faixa de preço. Os graves estão pronunciados, mas talvez se pedisse mais um pouco nos tons médios. A sensação que dá, quando comparado com os rivais da Sony, Bose e Apple, é que o som dos Pixel Buds Pro é um pouco mais comprimido.

A beleza disto tudo é que se não gostares do som que trazem ao sair da caixa, podes sempre brincar no equalizador disponível na app. Mas embora a qualidade de áudio não desiluda, não se pode dizer que está ao nível dos concorrentes e desta faixa de preço. É bom realçar que lhe faltam-lhe codecs com alto bitrate como LDAC ou aptX. Isto significa que não tens aqui a possibilidade de usufruir de uma qualidade de áudio de topo, já que se limita aos mais básicos codecs SBC e AAC.

De realçar que se os usares com um Pixel tens acesso à funcionalidade de áudio espacial. Esta funciona como o esperado, dando-te uma experiência mais imersiva em conteúdos compatíveis. Além disso, também podes ativar o acompanhamento de cabeça, para que esta funcione consoante os teus movimentos.

Google Pixel Buds Pro

Cancelamento de ruído e modo de transparência

O cancelamento de ruído destes Pixel Buds Pro também é de qualidade. É bom que uses as borrachas de tamanho certo, pois isso vai fazer diferença. Cancela bem os ruídos de baixa frequência, como é apanágio desta tecnologia. Embora lhe reconheça qualidade, não posso dizer que esteja ao nível do isolamento dos Bose QC II ou AirPods Pro 2. Mas é seguramente melhor que os Sony XM5.

No campo do modo de transparência não posso dizer o mesmo. Sim, é um modo de transparência competente e que faz com que consigamos ouvir os outros e a nós próprios sem tirar os auriculares. Mas face aos AirPods Pro 2, por exemplo, a voz parece muito mais abafada e menos natural. Há trabalho neste campo a fazer pela Google. Mas o cancelamento de ruído está quase no ponto.

Google Pixel Buds Pro

Bateria e carregamento

No campo da bateria estes são dos melhores auriculares que já testei, principalmente tendo em conta o seu tamanho e da caixa. A marca promete até 11 horas de autonomia nos auriculares, ou 7 horas com o cancelamento de ruído ativo. Com a caixa metida ao barulho podem chegar às 31 horas, ou 20 horas com ANC ligado.

Como eu uso o ANC maioritariamente ligado, é nesses números que me baseio. A verdade é que não terás problemas em usá-los consecutivamente em viagens grandes, ou num dia de trabalho completo com uma pequena pausa para carregamento ao almoço. Um carregamento dos auriculares na caixa de apenas 15 minutos, providencia-te 3 horas de reprodução com ANC adicional.

A minha experiência com os auriculares revela que estes números da Google estarão próximos da realidade, até porque não oiço músicas "nas alturas". A presença de carregamento sem fios é salutar e torna a experiência de os carregar mais premium. Além disso, também podem ser carregados sem fios na traseira de um Pixel 8, se necessário.

Google Pixel Buds Pro

Controlos por toque

Os controlos por toque dos Buds Pro são excelentes. Estes permitem que atives a assistente ou o cancelamento de ruído/modo de transparência, alternes entre músicas ou desligues/atendas chamadas. A melhor parte são mesmo os controlos de volume, que neste caso funcionam por swipe lateral. Estes revelaram-se os melhores controlos de volume, em termos de rapidez e acerto, que já testei nuns auriculares.

Qualidade em chamadas

O som das chamadas dos Pixel Buds Pro revela-se detalhado e nítido. Com a mais recente capacidade de reduzir o ruído do interlocutor e melhorar a tua voz, conseguimos ser bem ouvidos, com uma boa supressão de ruído exterior.

No campo das chamadas não posso dizer que existam diferenças de maior para os principais concorrentes. Com as melhorias feitas no software, a Google conseguiu colocar-se a par neste campo e tens aqui dos melhores auriculares do mercado para chamadas.

Google Pixel Buds Pro

Conclusão

Os Pixel Buds Pro são um misto de sentimentos para alguém que, como eu, testou alguns dos melhores auriculares Bluetooth da indústria. Possuem uma excelente integração com a Google Assistente, e esse é provavelmente o seu grande trunfo.

O seu design, apesar de discreto, revela ser bastante confortável para várias horas de uso. Além do conforto, são uns auriculares que, pelo menos nas minhas orelhas, sempre se mantiveram seguros. A par disto, possuem boa qualidade para chamadas e a autonomia de bateria também está acima da média. No entanto, não trazem cabo de carregamento na caixa. Algo que todos os concorrentes possuem.

O cancelamento de ruído ativo é bom, mas existem melhores opções concorrentes dentro desta faixa de preço. Já quanto ao modo de transparência é apenas satisfatório, já que a minha voz parece mais abafada e menos natural do que em concorrentes diretos. Os controlos por toque são excelentes, com os melhores e mais rápidos controlos de volume que já testei.

Google Pixel Buds Pro

O Bluetooth multiponto funciona muito bem, mesmo que uses num iPhone ou Mac. No entanto, embora a qualidade de áudio possa ser considerada boa, falta-lhe alguma vida. Parece haver alguma compressão, que os coloca abaixo dos principais concorrentes neste campo. O facto de não possuírem suporte para os codecs com alto bitrate também deve ser tido em conta.

Os Pixel Buds Pro são uns bons auriculares para quem quer entrar no ecossistema da Google e ter uma excelente integração com a Google Assistant, boa qualidade de chamadas, conforto, bateria, cancelamento de ruído e controlos por toque. Mas se procuras a melhor qualidade de áudio e modo de transparência mais natural, talvez seja melhorar considerares outras alternativas.

Pesando os prós e os contras, os Pixel Buds Pro são uma boa opção dentro deste ecossistema se os tiveres de oferta na compra de um Pixel ou os encontrares em promoção no futuro. Por 229 € na Google Store Portugal, podes pensar em considerar outras opções.

Google Pixel Buds Pro

Pontos fortes dos Google Pixel Buds Pro

  • Excelente integração com a Google Assistant
  • Design relativamente discreto e confortável
  • Bom cancelamento de ruído ativo
  • Boa autonomia de bateria
  • Controlos por toque excelentes
  • Bluetooth multiponto em Android, iOS, Mac ou Windows
  • Boa qualidade em chamadas

Pontos a melhorar dos Google Pixel Buds Pro

  • Modo de transparência não é tão natural como o esperado
  • Qualidade de áudio não está ao nível dos principais concorrentes
  • Falta suporte para codecs como LDAC ou aptX
  • Ausência de cabo de carregamento na caixa

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.