A mestria da norte-americana Google no campo da fotografia computacional não é, de todo, uma novidade. Porém, com a apresentação oficial dos Google Pixel 8 Pro e Pixel 8, entretanto disponíveis em Portugal, as suas capacidades fotográficas ganharam nova expressão com a introdução de vários algoritmos de Inteligência Artificial (IA).
Tal foi a melhoria neste quesito, seja graças à ajuda da IA, seja por toda a inovação vertida pela empresa nesta geração de smartphones, que até o singelo Google Pixel 8 recebeu agora um louvor de excelência.
Em causa está a avaliação efetuada pela DxO, empresa responsável pelo ranking DXOMARK, a entidade de referência neste setor.
iPhone 15 fica atrás do smartphone Google Pixel 8
Em primeiro lugar recordamos a avaliação feita pela mesma entidade ao modelo topo de gama, o Google Pixel 8 Pro. Já aqui o telefone mostrou todo o trabalho desenvolvido pela tecnológica de Mountain View no quesito fotográfico. Na prática, ficando ao nível do novo iPhone 15 Pro Max, o suprassumo da Apple.
Atentando agora no modelo base da gama Pixel 8, o smartphone homónimo repete a "vitória" do modelo Pro e consegue, inclusive, superar a pontuação obtida pelo seu rival direto.
Com efeito, o novo Pixel 8 superou a pontuação do iPhone 15 da Apple, mostrando aqui o poderio da Google na vertente fotográfica e de processamento da imagem.
Pixel 8 supera a concorrência direta na qualidade fotográfica, aponta a DxOMark
Em particular, a DXOMARK frisou a qualidade e desempenho do Google Pixel 8 para o seu segmento de preços nestes testes à câmara fotográfica. Regra geral, esteve par a par com os demais modelos das grandes marcas nesta faixa de valores no mercado.
Todavia, foi na representação de cores cativantes e vívidas que o telefone mais se destacou. Ademais, o Pixel 8 também convenceu os peritos no respeitante à preservação dos detalhes na imagem, isto em todas as condições de iluminação da cena.
Ainda como aspetos positivos a entidade avaliadora frisou a boa representação digital dos tons de pelo captados pela câmara, tanto em fotografias como em vídeos. Além disso, destacou o grande intervalo dinâmico em fotos e vídeos, bem como a boa textura.
Por fim, destacou também a eficaz estabilização do vídeo, sem esquecer a grande velocidade do sistema de focagem automático nesta câmara, tanto para captar imagens, como para gravar vídeos.
Ecrã: 6,2 polegadas, AMOLED, 60-120 Hz, 2000 nits (pico), 1080x2400p
Processador: Tensor G3
RAM: 8 GB
Armazenamento: 128 GB
Câmaras: 50 MP (principal), 12 MP (ultrawide), 10.5 MP (frontal)
Certificação: IP68
Áudio: Altifalantes estéreo
Bateria: 4575 mAh, 27 W (com fios), 18 W (sem fios)
Por outro lado, nos aspetos menos positivos desta câmara é aponta a ligeira sub-exposição pontual. Há também alguma instabilidade a ser detetada em certos cenários, bem como a presença de ruído digital na captação de várias imagens seguidas em cenários com pouca iluminação, algo que se verifica também em contraluz.
A DXOMARK aponta também a perda de algum detalhe, gradual mas notória, ao usar as capacidades de ampliação - tele zoom - de médio e longo alcance.
Ecrã: 6,1 polegadas, OLED, 2000 nits (pico), 1179 x 2556 pixeis
Processador: Apple A16 Bionic (4 nm)
RAM: 6 GB
Armazenamento: desde 128 GB
Câmaras: 48 MP (principal), 12 MP (ultrawide) / 12 MP (frontal)
Certificação: IP68
Áudio: Altifalantes estéreo
Bateria: 3349 mAh, 15 W (sem fios)
Ainda assim, certo é que o novo Google Pixel 8 conseguiu bater a pontuação do seu rival direto, o iPhone 15 da Apple num dos mais importantes aspetos para os consumidores, a qualidade fotográfica. Aliás, a principal diferença entre ambos está nas capacidades de ampliação (zoom) e respetivas captações de foto e vídeo.
Editores 4gnews recomendam: