Responsável pelo WhatsApp admite introdução de publicidades na aplicação

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Numa entrevista recente a um órgão de comunicação brasileiro, Will Cathcart admite a introdução de algumas publicidades no WhatsApp. Contudo, o executivo esclarece que estas não surgirão na caixa de entrada dos utilizadores.

Estas declarações de Cathcart são uma manifesta mudança de postura do executivo face ao tema. Recorde-se que em setembro passado ele negou quaisquer intenções de trazer publicidades para o WhatsApp. Contudo, agora admite que tal possa acontecer.

WhatsApp poderá passar a ter publicidades nos Estados e Canais

As declarações em causa são a resposta de Will Cathcart ao relatório do Financial Times que apontava que a Meta estaria a discutir a introdução de publicidades no WhatsApp. Peça essa que afirma que esses anúncios poderiam surgir na caixa de entrada dos utilizadores.

WhatsApp

Will Cathcart descarta a introdução de publicidades nesse local. Ele reconhece que os utilizadores não querem ver anúncios na sua caixa de entrada, por isso, a empresa está comprometida a manter uma experiência limpa neste local da sua aplicação.

Quando questionado se as publicidades nunca farão parte do WhatsApp, a resposta é diferente. Nesse caso, é o próprio Cathcart quem admite que os anúncios poderão surgir noutros locais, nomeadamente nos Estados e Canais.

"A razão pela qual eu qualifiquei a reposta é que poderá haver publicidades noutros locais - canais ou estados. Por exemplo, canais poderiam cobrar para as pessoas inscreverem-se, poderiam ser exclusivos para membros pagos ou os proprietários talvez queiram promover o canal."

Ou seja, o executivo admite a inclusão de publicidades nestes locais devido ao seu grupo de utilizadores mais específico. Assim, estes anúncios terão um alvo mais limitado, podendo até algumas serem relevantes para o tema aí abordado.

Apesar destas informações, não existe um horizonte para a introdução de publicidades nestes locais na app do WhatsApp. Aliás, o executivo afirma que esta é uma opção que ainda não se discute internamente.

Em todo o caso, o simples facto de Will Cathcart admitir essa possibilidade, é um sinal de que tal poderá eventualmente concretizar-se. Aguardemos por mais informações relativamente a este tema.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.