Google vai em breve melhorar as partilhas nos smartphones Android

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema operativo da Google está em constante evolução, recebendo novas funcionalidades e melhorias de design de forma bastante constante. Agora, ao que tudo indica, uma das funcionalidades mais utilizadas nos smartphones Android vai receber melhorias consideráveis.

Numa época em que grande parte das atividades realizadas num smartphone estão diretamente relacionadas com redes sociais e conteúdos multimédia, os mecanismos de partilha de conteúdo são cada vez mais importantes.

Vê ainda: Google Play Store: 15 aplicações Premium estão grátis! (tempo limitado)

No caso dos smartphones Android, a funcionalidade de partilha nem sempre oferece aos utilizadores a melhor experiência possível. Quando tens poucas aplicações no smartphone, funciona de forma aceitável. Mas, se tens uma grande lista de aplicações instaladas, todo o processo torna-se desnecessariamente lento e por vezes complicado.

À medida que vais instalando mais aplicações no teu smartphone (Facebook, Twitter, WhatsApp, Viber, Instagram, etc.), o número de opções para partilha cresce igualmente. Ou seja, sempre que quiseres partilhar algum conteúdo para outra aplicação, vais ter uma gigante lista de opções à tua frente.

Google está a trabalhar na melhoria do mecanismo de partilha nos smartphones Android

Pode não parecer um grande problema, mas muitas vezes todo o processo acaba mesmo por ficar muito mais lento. Ainda mais, na maioria dos casos, numa lista de 20+ opções apenas acabas por utilizar 1 ou 2 de forma regular. Por isso, durante os últimos tempos tornou-se bastante claro que esta é uma área que a Google precisa de implementar grandes melhorias.

Para além disso, os menus de partilha entre as várias aplicações nos smartphones Android apresentam-se extremamente heterogéneos. Ou seja, dependendo da aplicação que estás a utilizar para partilhar conteúdo, vai-te ser apresentado um menu totalmente diferente.

Ainda que não haja informações especificas sobre possíveis datas de chegada deste novo design, ou até mesmo como irá funcionar, já foi confirmado que irá acontecer. A confirmação foi feita por Dave Burke, que afirmou que esta é uma das prioridades da sua equipa de developers.

Dave Burke acabou apenas por revelar que o novo sistema de partilha para os smartphones Android irá utilizar um novo modelo e que será muito mais rápido e agradável de utilizar. Muito provavelmente iremos ver estas novidades chegarem com o Android Q, mas nada está ainda confirmado.

Editores 4gnews recomendam:

Google Maps: Faz o download da versão mais recente da aplicação

Google Fotos: Chegou versão que corrige bugs da aplicação (download)

Google deixa antever a apresentação para breve do smartphone Nokia 8.1

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.