Google News Showcase chega a Portugal e 4gnews é parceiro

Bruno Coelho
Comentar

Destaques Jornalísticos do Google é o produto e programa de licenciamento para publishers de notícias que chega esta terça-feira a Portugal. O 4gnews é um dos projetos parceiros.

Conhecido como Google News Showcase, conta com publicações portuguesas locais, nacionais e independentes. O objetivo passa por “proporcionar aos leitores mais detalhes sobre os tópicos que escolherem destacar através de painéis de histórias com curadoria" que poderão aparecer no Google Notícias e no Discover.

Este é mais um passo da Google naquilo que a gigante tecnológica afirma ser um investimento global na indústria de notícias. O serviço conta com mais de 1000 meios de comunicação parceiros em todo o mundo, e em Portugal são 28 as publicações parceiras.

As 28 publicações parceiras da Google em Portugal
As 28 publicações parceiras da Google em Portugal

Com este trabalho, os projetos terão mais controlo sobre a sua apresentação e marca. Podem assim ficar mais visíveis para todos os leitores dedicados, mas também para os novos que os descubram.

Índia, Japão, Alemanha, Brasil, Áustria, Reino Unido, Austrália, República Checa, Itália, Colômbia, Argentina, Canadá e Irlanda são os países que antecederam Portugal nesta demanda da Google.

Google aposta em publicações nacionais, locais e independentes

Encontramos entre os meios parceiros, publicações nacionais como o 4gnews, mas também a estação televisiva TVI, o jornal Público ou a TSF Rádio Notícias. Há também lugar para órgãos de comunicação locais, como o jornal Região de Leiria ou o Jornal do Fundão.

“Google News Showcase (Destaques Jornalísticos no Google) é o nosso esforço mais recente para apoiar publishers de todas as dimensões e o ecossistema de notícias do país”, afirma Bernardo Correia, country manager da Google Portugal.

A tecnológica afirma-se ainda “muito contente” por apoiar a internet e aberta, e poder “disponibilizar o acesso à informação em Portugal”.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.