Google Maps simplifica e muito a forma de partilhar localizações

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps é uma referência no seu mercado e acredita que não encontrarás uma app de localização mais completa que esta. Isto porque a Google não se cansa de adicionar novas funcionalidades a um serviço que é já bastante completo.

A mais recente adição à aplicação será imprescindível para aqueles momentos em que não sabes onde estás. Graças ao que é denominado de Plus Code, poderás partilhar a tua localização com os teus contactos, mesmo que não a saibas.

Bastará um clique para obteres a tua localização exata no Google Maps

Os Plus Code são um conjunto de seis caracteres alfanuméricos separados por um "+" e finalizados pelo nome da cidade onde estás. Estes não são novos no Google Maps, mas são agora muito mais fáceis de encontrar e partilhar.

Com a última versão do Google Maps, basta um clique no ponto azul que marca a tua localização para obteres o respetivo Plus Code. Este irá aparecer abaixo da morada completa do local e será o suficiente para que um amigo ou familiar saiba exatamente onde estás.

Uma vez obtido esse código, só tens de o partilhar com um amigo, familiar ou até com os serviços de emergência. Esse Plus Coda pode, posteriormente, ser colocado na barra de pesquisa do Google Maps - mesmo offline - para obter as direções que levarão alguém até ti.

Tal como a Google menciona no seu blog, esta funcionalidade será ideal para quando estamos em locais que desconhecemos o nome da rua e falte-nos outros pontos de referência. Basta pegar no smartphone, abrir o Google Maps e enviar o Plus Code para que possamos ser encontrados.

Poderás igualmente obter um Plus Code para qualquer localização no mapa. Neste caso, terá de pressionar, de forma prolongada, o local que desejas até aparecer o pino vermelho. Depois de ele surgir, só tens de puxar a barra de informações para cima e, além de muitas outras informações, encontrarás o tão desejado código.

Quando chega a funcionalidade ao teu Google Maps

A Google mencionou no seu blog que esta funcionalidade está incluída na última versão do Maps. Por isso, atualiza já a tua aplicação para que possas começar a usufruir desta funcionalidade que poderá salvar vidas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps: nova atualização está a enfurecer os utilizadores! Prepara-te para publicidade!
  • Google testa uma função na pesquisa que vais adorar!
  • Youtube para Android recebe funcionalidade que facilitará imenso a tua utilização
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.