Google Maps recebe várias novidades há muito desejadas pelos utilizadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps é um serviço imprescindível em qualquer smartphone não apenas pela sua vertente de navegação. Esta aplicação oferece muitas mais informações que podem ser preciosas para descobrir novos locais ou para planear viagens.

O último cenário será ainda mais minucioso com o leque de novidades que a Google anunciou hoje para o Maps. Dados como custos de portagens ou sinais de STOP chegam finalmente ao serviço de navegação da empresa americana.

Google Maps permitirá estimar custos com portagens

Uma das grandes novidades prestes a chegar ao Google Maps tem que ver com os custos com portagens nas nossas viagens. Uma funcionalidade que será implementada na aplicação para Android ainda este mês.

Google Maps

Atualmente, o Google Maps permite adicionar ou remover portagens de qualquer destino que indiquemos à aplicação. Em breve será adicionada uma nova opção que permitirá ao utilizador conhecer de antemão o custo estimado que aquela viagem acarretará.

Tais informações serão recolhidas diretamente dos concessionários para que os dados fornecidos ao utilizador sejam o mais fidedignos possível. Contudo, a Google reforça que os custos indicados serão uma estimativa, podendo haver diferenças na fatura final.

Esta ferramenta será inicialmente disponibilizada nos Estados Unidos, Indonésia, Índia e Japão. Mais mercados acabarão por ser abrangidos com esta novidade, mas ainda não temos datas para essa disponibilidade.

Sinais de STOP e semáforos também aparecerão na tua rota

Para elevar ainda mais o nível de detalhe fornecido pelo Google Maps, a aplicação passará a indicar também a presença de sinais de STOP e semáforos. Uma ferramenta que peca apenas pela sua chegada tardia ao serviço da Google.

Google Maps

Note-se que o Apple Maps já fornece este tipo de informação aos seus utilizadores há bastante tempo. Assim, o concorrente da Google ficará finalmente em ponto de igualdade com a app da Apple neste quesito.

O nível de detalhe das ruas chegará a outro patamar com a adição de mais informações pertinentes. Com efeito, o Maps passará a mostrar também a largura, formas e ilhas presentes nas estradas.

Para os utilizadores iOS chegam novos widgets que poderás adicionar ao teu iPhone ou iPad. Nota ainda para a navegação direta no Apple Watch e um novo atalho para a Siri para melhorar os controlos por voz da aplicação.

A maioria das novidades agora dadas a conhecer chegarão à aplicação do Google Maps para Android e iOS este verão.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.