Google Maps poderá eliminar modo de condução em 2024

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O modo de condução do Google Maps, uma funcionalidade apreciada pelos utilizadores de Android, enfrenta o risco de ser descontinuada em fevereiro de 2024. Esta informação surge após uma análise detalhada do código da aplicação (APK). A mesma sugere uma transição potencial para a utilização exclusiva da Assistente Google nas atividades de condução.

A versão 14.52 da aplicação Google revelou indícios desta alteração iminente. Uma das linhas de código encontradas aponta para o fim de uma “vista” específica em fevereiro de 2024. Outra incentiva os utilizadores a utilizarem a Assistente Google para chamadas, mensagens ou reprodução de multimédia durante a navegação.

google maps

Funcionalidade versus segurança

Embora a interação apenas por áudio seja teoricamente mais segura, esta mudança pode não ser bem recebida por todos. Há quem prefira não usar assistentes de voz e, em situações em que a Assistente Google falhe ou não consiga executar uma tarefa específica, os utilizadores podem ser forçados a recorrer ao ecrã, o que contraria a lógica de segurança.

Face a estas preocupações, existe a esperança de que a Google esteja a desenvolver um modo de condução revisto para Android. Este pode proporcionar assim mais opções para uma navegação segura e interação eficiente com o smartphone.

Este desenvolvimento levanta questões importantes sobre como as aplicações de navegação devem equilibrar funcionalidade e segurança. A possibilidade de uma mudança tão significativa no Google Maps sublinha a constante evolução das tecnologias de navegação e a necessidade de adaptar as interfaces de o utilizador às exigências modernas de segurança no trânsito.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.